Mesmo diante do cenário de pandemia e da grande demanda por em todo o país, a Secretaria Municipal da Saúde reforça que vem tomando todas as providências de maneira a garantir o fornecimento dos equipamentos a todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, seja nas Unidades Básicas de Saúde ou nos serviços de urgência e emergência.
E para que os profissionais façam uso consciente dos equipamentos, bem como não corram o risco de desabastecimento, além de garantir a aquisição antecipada por parte dos fornecedores, a gestão lançou a estratégia de fornecer kits (que estão de acordo com as exigências da Anvisa e do Ministério da Saúde, inclusive com aprovação dos representantes dos conselhos de classe de Sergipe) para cada profissional, conforme escala de trabalho.
A SMS destaca que em nenhum momento essa racionalização objetiva impedir o uso do EPI, mas sim o uso consciente para que não ocorra um desequilíbrio no estoque e consequentemente a falta do equipamento.
E para ter uma maior dimensão do fornecimento nas unidades, a gestão ainda fornece para os profissionais um canal de comunicação interno onde, na falta do equipamento, o profissional poderá informar junto ao Almoxarifado da SMS a ausência do EPI na referida unidade.
Sobre os testes, a Saúde informa que segue todos os parâmetros predeterminados pelo Ministério da Saúde, que estabelece critérios para a realização de testes em potenciais infectados com a Covid-19.
Fonte: SMS