Para garantir a devida assistência médica à população aracajuana durante a pandemia de covid-19 no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), de forma planejada, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegurou a regularidade de consultas eletivas e entre os meses de abril e maio mais de 30.000 atendimentos já foram realizados.
A unidade localizada no bairro Siqueira Campos continua prestando atendimento à população mesmo em meio à pandemia de covid-19. Estão suspensas apenas as consultas ambulatoriais em psiquiatria, e angiologia e acupuntura, uma vez que os profissionais responsáveis fazem parte do grupo de risco.
Todos os outros serviços continuam com sua oferta mantida, incluindo a realização de consultas, exames laboratoriais, o programa de tabagismo, tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.
As consultas são agendadas previamente pelo núcleo de regulação da SMS, que contata os pacientes que estão nas filas de espera, via telefone, informando o dia e horário em que o serviço poderá ser executado. O usuário é encaminhado via Unidade Básica de Saúde (UBS), que disponibiliza as informações necessárias no sistema e faz a intermediação entre o paciente e o Cemar.
Apesar de mantidas as consultas, o Cemar enfrenta o absenteísmo, pois muitos usuários deixam de comparecer às consultas previamente agendadas. No caso das consultas eletivas, por exemplo, tanto em abril quanto em maio, em 50% dos agendamentos não houve o comparecimento dos usuários.
“É importante ressaltar que esse alto índice de absenteísmo ocorre independente deste momento de pandemia. Essa realidade dificulta o processo, acarreta aumento do prazo de espera e gera custos desnecessários. Ou seja, todos saem prejudicados, os cidadãos e a administração pública”, explica a coordenadora do Cemar, Maria José Teles.
Secretaria Municipal da Comunicação/Prefeitura de Aracaju
(79) 4009-7878/ 98106-6840
Fotos: Ascom SMS