O governador Belivaldo Chagas anunciou durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 23, que decidiu adiar para segunda-feira, 29, o Plano de Retomada Econômica de Sergipe, cujo início estava previsto para esta quarta-feira, 24. Os município da região metropolitana (Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro) seguirão com restrições para algumas atividades comerciais. Nestes municípios, salões de beleza, barbearias, estabelecimentos de higiene pessoal, atividades e templos religiosos deverão continuarão proibidos de funcionar.
Belivaldo disse que na próxima terça-feira, acontece uma nova reunião com os comitês para discutir os números da pandemia da semana, para daí autorizar ou não que se as cidades terá as atividades liberadas. A novidade foi anuncio pelo governador da liberação de novas atividades na Bandeira Laranja a partir do dia 29. Serão autorizadas a funcionar no estado lojas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, livrarias, comércios de artigos de escritório e papelarias.
A fase 1 da retomada econômica, com a Bandeira Laranja, prevê o retorno dos escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagens e etc); clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; comércio (alguns setores); operadores turísticos; atividades de treinamento de desporto profissional; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal.
O governador disse também que a Polícia Militar vai fiscalizar com rigor o cumprimento do decreto governamental, e a ordem é fechar qualquer estabelecimento que abrir sem autorização.