Em coletiva a imprensa na tarde desta terça-feira, 30, o governador Belivaldo Chagas anunciou reabertura de salões, barbearias e estabelecimentos higiene pessoal a partir da próxima quinta-feira, 3 de julho. Esses estabelecimentos poderão funcionar apenas nos dias de terça, quinta e sábado.
Os salões de beleza e similares para abrir deverão seguir uma série de regras e protocolos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), como distanciamento, proteção individual e higienização, atendimentos com prévio agendamento, com intervalo de, no mínimo, 30 minutos entre eles para a higienização dos equipamentos, Cadeiras de atendimento com distância mínima de 1,5m entre elas, e quando isso não for possível, a utilização de barreiras físicas, Higienização do ambiente e dos mobiliários, no mínimo, 4 vezes ao dia e manter, sempre que possível, as portas internas do estabelecimento abertas.
No entanto, Belivaldo decidiu manter fechadas as igrejas e templos religiosos nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, e remanejar a retomada dessas atividades para a próxima fase. Ele justificou que a abertura desse setor neste momento a reabertura é impossível devido ao número alto de casos de Covid-19 e aos baixos índices de isolamento social na Grande Aracaju.
A decisão sobre a data da fase da Bandeira Amarela será decidida nas reuniões com o Comitê Técnico e o Comitê de Retomada da Economia nos dias 13 e 14 de julho.