Antes mesmo da confirmação do primeiro caso de covid-19 na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju passou a adotar medidas preventivas contra o coronavírus. Com a decretação de medidas emergenciais, ainda em março, a administração municipal pôs em prática a ação de fiscalização dos estabelecimentos comerciais. Desde então, esse trabalho, desenvolvido de forma integrada pelas equipes operacionais da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), tem sido realizado de forma intensificada, sobretudo no decorrer das últimas duas semanas, com a retomada gradual de algumas atividades comerciais.
Desde o início das fiscalizações, que se deu no mês de março, até a esta terça-feira (7), as equipes da Defesa Civil, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) já vistoriaram 1.447 estabelecimentos, sendo que, desse total, foram feitas 197 interdições (estabelecimentos que não têm autorização para funcionar), 752 orientações (os que precisam fazer pequenas correções), 322 notificações (aqueles que apresentam problemas maiores).
Com a retomada das atividades em salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos do segmento de higiene, a Prefeitura de Aracaju reforçou as ações de orientação e fiscalização nos estabelecimentos comerciais. A reabertura gradual, prevista no decreto publicado na quarta-feira (1º), indica as condições de biossegurança necessárias para a retomadas das atividades.
Fonte: AAN