Durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 30, o governador Belivaldo Chagas anunciou mudanças no Plano de Retomada Econômica, com a autorização de reabertura de 10 atividades em todo o estado a partir desta sexta, 31.
Um novo decreto determinou que a reabertura do comércio de cosméticos, artigos de perfumaria e higiene pessoal; livraria, comércio de artigos de escritório e papelaria; comércio de calçados; comércio de artigos de cama, mesa e banho; armarinhos; comércio de embalagens; comércio de tecidos; comércio de artigos de joalheria; comércio de artigos esportivos; além de comércio de brinquedos e artigos recreativos.
Nesse novo plano as igrejas e os templos religiosos poderão funcionar em todo o estado, mas em dias alternados, nas terças, quintas, sábados e domingos, com apenas 30% da capacidade, e seguindo os protocolos de segurança e saúde divulgados anteriormente.
Com relação a abertura dos shoppings a discussão será novamente retomada no próximo dia 4 de agosto com representantes do setor. No mesmo dia, o governador e os representantes do Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere) vão se reunir para discutir a reabertura das galerias, centros comerciais e demais ramos de atividades comerciais.
Na manhã desta quinta-feira, 30, o governador já havia publicado um decreto incluindo como essenciais as atividades de fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia. Esse mesmo decreto, definiu novos critérios para a progressão da Retomada Econômica. A partir de agora a média móvel da ocupação dos Leitos Covid-19 será é o principal fator para o avanço do plano da retomada gradativa economia.
Fonte: ASN