Na madrugada desta segunda-feira, 18, agentes civis do Departamento de Defraudações e Combate a Pirataria, sob o comando da delegada Carina Rezende, prenderam o cearense Marcelo Araújo Silveira Filho, 34 anos, vulgo “Marcelo Ventola”, acusado de crimes de estelionato registrados nos estados nordestinos do Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe.
A prisão aconteceu no momento em que Marcelo chegava de viagem do Rio de Janeiro e se dirigia para uma casa alugada no bairro Atalaia. As investigações tiveram o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).
De acordo com a polícia, Marcelo é foragido da justiça do estado do Ceará desde o ano de 2002. “No Ceará ele responde a inquéritos policiais e contra ele existem mandados de prisão em aberto”, explicou a delegada Carina.
Ainda segundo a delegada, Marcelo agia aplicando golpes em concessionárias de veículos e contava com o apoio de comparsas que emprestavam as suas imagens para retirar os carros financiados dos estabelecimentos comerciais.
“O Marcelo é o cabeça dessa organização com ramificações em estados do Nordeste. Ele escolhia o tipo de veículo, montava a documentação falsa, mantinha contato com as concessionárias, recrutava os ‘laranjas’ e as vezes ainda negociava os veículos frutos dos golpes. Esta quadrilha começou a ser desarticulada em abril deste ano com a prisão de três integrantes em Maceió. Nossa investigação foi iniciada em 24 de maio deste ano após a prisão de Roberval Francisco de Sales Neto, que atuou com Marcelo em Sergipe”, explicou Rezende.
Em Aracaju o estelionatário e seu parceiro praticaram seis golpes, sendo dois consumados. Na oportunidade, o criminoso conseguiu adquirir dois carros: um Volkswagen Polo, cor preta, placa IAK 16-20, e um Chevrolet Astra, cor prata, placa IAB 03-70, ambos de Aracaju.
Ele afirmou em depoimento que estes veículos foram negociados no estado de Alagoas. No momento da prisão foram apreendidos outros dois carros: um Ford Eco Esport, cor prata, placa NUN 43-32 do estado do Ceará e um Kia Picanto, cor amarela, placa de Maceió.
“Ainda não sabemos a procedência do Eco Esport, mas ele confirmou que o Picanto foi adquirido irregularmente”, informou a delegada.
Marcelo foi indiciado pelos crimes de estelionato e falsificação e uso de documentos falsos. A polícia investiga, também, a sua participação em crimes de pistolagem.
“Ele é um elemento bastante perigoso e vinha atuando no Nordeste. Ele retornou a Aracaju para povidenciar o transporte dos carros que estavam com ele na casa alugada na Atalaia e demais objetos para o Rio de Janeiro, onde havia alugado um apartamento no Recreio dos Bandeirantes e vinha praticando golpes.Estamos buscando informações sobre o seu envolvimento com outros crimes”, finalizou Carina.
Por: Ascom da SSP/SE.