A Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira, 14, a o Operação Centro Seguro, e cumpriu mandado de busca e apreensão no antigo prédio da Delegacia Plantonista, na rua Laranjeiras, no centro de Aracaju. O local foi invadido há cerca de um ano e meio, abrigando, atualmente, cerca de 35 a 40 pessoas.
De acordo com a coordenadora operacional da Copcal, a delegada Nalile Castro, a ação policial foi desencadeada devido ao aumento significativo do número de furtos qualificados (arrombamentos) no centro de Aracaju. s investigações mostraram que parte dos ocupantes do local tem envolvimento em furtos e utilizam o prédio como depósito de produtos ilícitos.
Na local foram encontrados vários objetos provenientes de ações criminosas, como uma estufa furtada de uma clinica. A delegada informou que as investigações apontam que no grupo que ocupava o prédio está o envolvido no crime, ocorrido no início deste ano, quando um morador e comerciante da região foi morto por um grupo desses invasores. Foi preso preventivamente um homem acusado de ser o líder do grupo que fazia as ações criminosas no centro. Jorge Luiz, vulgo “Bin Laden”, tem antecedentes, e afirmou a polícia que não deixará a vida de crimes.
Segundo Nalile Castro, a ação policial, gestada há alguns meses, contou com a participação integrada de cerca de 150 policiais, entre civis e militares.
Os moradores da região se mostraram satisfeitos com a operação, porque eram vitimas da ação dos marginais, e viviam em constante insegurança , mas demonstração preocupação quanto ao futuro, pois temem que os ocupantes retornem ao local mais uma vez.