No final de 2019 a Hyundai anunciava mudanças no HB20. O hatch foi repaginado e chegaria em 2020 com novo visual. Chamado de HB20 Nova Geração, para muitas pessoas a novidade não agradou e o carro foi considerado feio.
Ainda assim, o objetivo da marca ao lançar o novo HB20 era apresentar um veículo ousado e moderno tanto interiormente quando externamente.
Quando lançado, em 2012, o veículo tinha um estilo mais harmonioso e delicado, que conquistou os consumidores logo de cara. Agora, com a Nova Geração, a ousadia e agressividade foram as marcas registradas tanto do HB20, quanto do HB20S e HB20X.
Inovação quando chegou ao mercado
Em 2012, quando o HB20 foi anunciado pela Hyundai, muito o consideraram uma inovação – e até uma revolução no mercado dos compactos. Estes veículos costumam ser bem simples e quem quisesse melhorar o carro precisaria comprar uma variada lista de opcionais.
No entanto, naquele ano a Hyundai escolheu ser diferente e apresentou um design que agradou ao público. Aos poucos o modelo se tornava um sucesso de vendas e competia com o Chevrolet Onix e o Ford Ka. Era garantido que você encontraria o HB20 como um dos compactos mais vendidos do Brasil.
No ano passado, os principais rivais do hatch anunciaram mudanças significativas, especialmente no quesito motorização. Assim, era esperado que a Hyundai também modificasse seu compacto.
Como o veículo era antes
O mercado de compactos falhava pela falta de equipamentos oferecidos. Os carros eram simples e a Hyundai soube atacar este ponto fraco. Assim, o HB20 primeira geração chegava ao mercado com itens de fábrica que não eram encontrados em seus rivais, como: computador de bordo, direção hidráulica e até mesmo o ar-condicionado.
Também trazia três opções de motores, o que garantia que o condutor pudesse escolher dentre as versões qual seria o melhor para seu estilo de direção.
Na parte interna, predominavam as cores marrom e preto e a central multimídia era menor. Em comprimento, largura e entre-eixos, o veículo era um pouco menor e, mesmo com pouco espaço interno para os passageiros, ainda assim o visual do veículo agradava.
A traseira era simples, com um toque harmonioso. Na parte da frente o mesmo estilo, com a grade maior e destacada, indo até o para-choque.
O que mudou
Apesar de ter sido recebido com certa rejeição, o HB20 Nova Geração trouxe algumas novidades que vão além de seu design interior e exterior. A versão HB20S focou em um porta-malas maior, enquanto que a HB20X é perfeita para quem ama os carros com um toque esportivo.
Veja o que mudou da primeira para a segunda geração:
Frente e traseira
A frente do veículo teve poucas alterações. A ideia da Hyundai foi manter o estilo básico. A diferença foi dar um toque mais forte e agressivo para a parte frontal do carro.
A grade continua destacada e vai até o para-choque, mas seu formato mudou. Os faróis e o capô também tiveram alterações e este último – mais inclinado que o da primeira geração é que garantiu o ar mais agressivo do veículo.
Já a traseira teve mudanças mais significativas. A dobra na tampa do porta-malas e o formato da lanterna foram os grandes destaques. O objetivo é causar o mesmo impacto resultante do capô mais inclinado na parte da frente do veículo: deixar o carro mais ousado e moderno.
Interior
Na parte interna o HB20 Nova geração apresentou mudanças bem expressivas. O objetivo é oferecer mais conforto para o condutor e passageiros. O painel é mais limpo e o volante também foi repaginado.
A central multimídia deu um ar mais moderno, adotando o estilo flutuante. Já o acabamento é em tons de marrom e em algumas versões pode ter um detalhe em azul. Ainda segue o estilo que a Hyundai quis trazer para a segunda geração do modelo: toque mais agressivo e moderno.
Equipamentos de fábrica
Os itens de fábrica já foram o grande diferencial da marca quando apresentou o HB20 primeira geração. Seu objetivo era um carro completo, mesmo se tratando de um compacto. Foi se diferenciando que conquistou espaço no mercado brasileiro.
Para a segunda geração, a Hyundai segue o mesmo plano, focando no que os condutores consideram importante ter no veículo sem se tratar de um extra. O painel digital e a central multimídia um pouco maior são dois exemplos, mas na versão Evolution é possível contar também com o controle de estabilidade.
Para quem busca as versões mais chiques e completas, a Diamond traz airbags laterais. A versão plus, que é a mais cara da linha, traz até a frenagem automática de emergência. Assim, a segunda geração conquista os motoristas que buscam os melhores equipamentos em seus veículos.
Motorização
A segunda geração do HB20 traz três opções de motor, assim como foi feito na anterior. A versão mais simples traz motor 1.0 com 3 cilindros e câmbio manual de cinco marchas.
Além do motor Kappa 1.0, há versões com o Kappa 1.0 TGDi e com o Gamma 1.6. Este último acompanha a transmissão automática ou manual de 6 marchas.
Dimensões
As dimensões apresentaram mudanças significativas no intuito de oferecer mais conforto para os passageiros do veículo, especialmente os que viajam nos bancos traseiros. O hatch ganhou 20 milímetros de comprimento, de largura e entre-eixos. Apenas a altura não sofreu nenhuma alteração.
Já o porta-malas do HB20 permaneceu com 300 litros. Agora, se você precisa de mais espaço para as malas pode contar com o HB20S, que ganhou aquele ar de sedã.
A Segunda Geração do HB20 focou em trazer um veículo diferente, mais moderno. Inicialmente o novo design não convenceu os brasileiros, mas a Hyundai insistiu que a mudança é importante e significativa para a marca.
Além disso, é possível perceber que a ideia de oferecer qualidade em um compacto ainda permanece no HB20. Desde em sua versão mais simples até na mais completa. A tendência é manter esse novo visual até que chegue o momento de repaginar a linha novamente. No entanto, isso pode demorar ao menos mais três anos.