A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) participou da sessão mista da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (15), e fez um apelo ao governo do Estado no sentido que promova a convocação dos aprovados e excedentes do concurso público para bombeiros militares para repor a defasagem na corporação.
A parlamentar explicou que foi procurada pelo representante da comissão de bombeiros militares, Daniel Viana, e ouviu atentamente a pauta de reivindicações da categoria. Segundo ela, ficou demonstrado que ficou estabelecido um quantitativo de 1.193 bombeiros militares e 348 para o cargo de soldado, mas hoje são apenas 510 e dois, respectivamente.
“Temos um déficit na corporação de 683 bombeiros e 346 soldados! Isso influencia, diretamente, na prestação dos serviços públicos, na proteção das pessoas. A categoria está reivindicando a convocação dos 130 aprovados no concurso público de 2018 e a convocação do excedentes para repor as vagas ociosas”, disse a deputada.
Maria Mendonça explicou que seu mandato dá total apoio as pautas relacionadas a concursos públicos e lembrou que tem um projeto de sua autoria, tramitando na Alese, que pede a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante a pandemia e que terão continuidade da contagem após o encerramento do decreto de calamidade pública. “Por entender que a pauta é de extrema relevância, gostaria de requerer que o projeto entre na pauta de votação, imediatamente, para que os aprovados em concursos públicos não venham a ser penalizados”.
Fonte: Alese