Nesta segunda-feira, 21, dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoverá uma transmissão ao vivo no YouTube da Educação Sergipe para celebrar a data. Com programação coordenada pelo Departamento de Educação (DED), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp), o encontro tem como objetivo socializar o percurso e os avanços da inclusão educacional e social, proporcionando uma sociedade cada vez mais justa e transformadora da realidade. A live começará às 10h, podendo ser acessada pelo endereço eletrônico:
O bate-papo, que faz parte das ações desenvolvidas pela Seduc no mês de setembro, considerado o mês da acessibilidade, contará com a participação do jornalista Renato D’Avila, pessoa com deficiência visual, que fará uma acolhida com música. Ele é pós-graduado em comunicação, marketing e web-jornalismo; é músico instrumentista, palestrante, escritor do livro Histórias de Baixa Visão e edita o blog e canal no YouTube: Com Novo Olhar.
Na sequência, a professora Dra. Rosana Givigi, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ministrará a Palestra sobre Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa. A mediação será feita pela coordenadora da Dieesp, professora Lilian Alves, que estará acompanhada da professora Márcia Denise, pessoa com deficiência física, técnica responsável pela pasta de deficiência física da divisão.
Segundo Lilian Alves, a rede estadual de ensino de Sergipe tem um compromisso firmado com a Educação Especial na perspectiva Inclusiva e vem realizando ações que permitem o acesso e a permanência de estudantes com deficiência às nossas unidades educacionais. “Pelo Censo de 2019, a rede possui uma matrícula de 2.964 alunos inclusos no Ensino Regular, 1.530 dos quais recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 120 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), onde atuam 177 professores. Além da atuação das SRM, ofertamos também profissionais de Apoio Escolar I e II, e tradutores e intérpretes de Libras, que atuam nos cuidados pessoais, dentro do âmbito escolar, e no suporte pedagógico aos nossos alunos”, informou.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
A data foi oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133. O dia 21 de setembro foi escolhido por ser o início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores, fenômeno que representa o nascimento e a renovação. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, censo de 2010, aproximadamente 13 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência.
Fonte: Seduc