Uma investigação de três meses da Delegacia de Japaratuba e da Divisão de Inteligência Policial (Dipol) com apoio operacional da Coordenadoria de Polícia Civil no Interior (Copci) culminou com a prisão de Alexandre Pedro dos Santos, mais conhecido como Alexandre da Patioba, 37 anos.
Ele é foragido do Presídio de Areia Branca e foi preso no início da noite desta quinta-feira, 29, em uma casa na cidade de Pedrinhas.
Alexandre já respondeu a vários processos por roubo, estupro, atentado violento ao pudor e homicídio nas comarcas de Japaratuba, Carmópolis e Capela, sendo que somadas, as penas aplicadas a ele ultrapassam os 60 anos.
Segundo a delegada Roberta Fortes, no Natal de 2011 Alexandre foi contemplado com a saída temporária, porém não retornou ao presídio e no dia 8 de janeiro matou com um tiro pelas costas o João Bispo dos Santos, conhecido como ‘João das Mangas’, fato ocorrido no povoado Patioba, zona rural de Japaratuba.
As investigações mostraram que João das Mangas e Alexandre praticaram um estupro no passado e por este crime os dois acabaram presos. No entanto, apenas Alexandre acabou condenado pela Justiça.
“Alexandre entendeu que sua condenação ocorreu porque João das Mangas depôs contra ele e que isso teria contribuído para sua condenação”, explicou o coordenador operacional da Copci, delegado Hildema Rios.
Além desse homicídio, Alexandre foi reconhecido por oito vítimas de roubos ocorridos na região do Vale do Cotinguiba, dentre eles o roubo de um veículo e de pelo menos um ônibus da Coopetaju, ocorrido no mês de fevereiro desse ano.
“Ele entrava nos veículos e ameaçava as vítimas, levando de maneira especial bolsas femininas e mochilas”, explicou a delegada. Na residência do foragido em Pedrinhas foram apreendidos um revólver calibre .38, com a numeração raspada, 18 munições não deflagradas, seis aparelhos celulares, dois relógios, R$ 700 em dinheiro, além de dinheiro que já saiu de circulação, tais como o cruzeiro e o cruzado.
Também foram apreendidas diversas bolsas femininas, mochilas e calçados. Alexandre deverá retornar ao presídio, mas desta vez com novos crimes para responder perante à Justiça.
Fonte : SSP/SE