ASSISTA PARTE DO TRABALHO DE BUSCAS ( 2º DIA )
Após 71 horas e 50 minutos de buscas, na manhã deste domingo, dia 09, as equipes do Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe conseguiram localizar no mangue do Bairro Coroa do Meio em Aracaju, o corpo do piloto, Adriano Eugênio de Leon Ribeiro, de 32 anos, que morreu na queda do avião, na última quinta-feira, dia 06, após uma pane no motor. Devido o local ser de difícil acesso e de algumas partes estarem separadas do tronco, os restos mortais foram retirados do manguezal em um saco, e levados para o IML de Sergipe.
O piloto, Adriano Leon, está sendo lembrado pelos moradores da localidade como sendo um verdadeiro “HERÓI”. No momento do acidente, ele realizou um ato de bravura onde preferiu arriscar sua própria vida para poder salvar as das pessoas que moram na localidade.
Além do impacto que poderia acontecer nas residências, vale ressaltar, que o avião estava abastecido com cerca de 350 litros de combustível, e poderia até explodir em uma colisão se não houvesse uma ação rápida e de muito profissionalismo do piloto, Adriano Leon.
Era por volta da 11h40, quando o avião apresentou defeito no ar e piloto teria resolvido voltar para o aeroporto de Aracaju. Quando estava prestes a cair sobre as casas, ele conseguiu fazer uma manobra e direcionar a aeronave para o mangue, aonde veio a cair.
No mesmo dia foram encontrados: pertences, partes do avião e os bombeiros se depararam com a porta da aeronave aberta e com os quatro cintos desafivelados. A parte maior do avião foi inçada (retirada) do mangue com ajuda de um guindaste e por causa da oscilação da maré, as buscas tiveram momentos de interrupções.
No dia seguinte, sexta-feira, dia 07, outras partes do avião foram encontras e também o braço do piloto que a Perícia Técnica de Sergipe veio a confirmar a informação. A esposa de Adriano, a senhora Michele Costa, veio a Aracaju para acompanhar o trabalho de resgate e em um determinado momento ele veio a sentir um mal estar e precisou de um atendimento médico que estava no local. A mesma chegou a revelar que na volta do esposo iria lhe fazer uma surpresa , contar que o mesmo iria ser pai porque ela está gravida de três meses. Após receber o atendimento, ela foi levada para um hotel.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos que acompanhou partes das buscas, recebeu a informação que o piloto Adriano, antes de cair com aeronave no mangue chegou a se comunicar com a torre de comando do aeroporto Internacional Santa Maria em Aracaju dizendo que estava como problemas e ia voltar para o local de onde partiu, e em segundos depois, começou a pedir “SOCORRO” na linguagem da aviação “MAY DAY, MAY DAY, MAY DAY”…
ACIDENTE
De acordo com as primeiras informações, o avião modelo RAV-10 tinha saído logo cedo da cidade de Unaí, Minas Gerais, com dois passageiros: o piloto, Adriano Eugênio de Leon Ribeiro, de 32 anos e um dos donos da aeronave, que tinha uma reunião de negócios em Aracaju –SE.
Ao chegar à capital sergipana, o empresário desceu no aeroporto de Aracaju e o piloto depois de abastecer o avião, levantou voou com destino ao Estado Minas Gerais. Minutos depois, o aeronave começou apresentar defeito e Adriano decidiu retornar para o aeroporto, foi veio a cair no mangue.
Participaram do resgate : Grupamento Tático Aéreo (GTA), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) e a Prefeitura de Aracaju (PMA) e apoio da Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa) que conduziram as investigações. A Polícia Federal (PF) e o IBAMA também estiveram presente à operação.
Introdução RV-10
O RV-10 é a aeronave de quatro lugares mais segura e vendida do Brasil, equipada com motor de 260 HP, com capacidade de realizar um voo de Cruzeiro na velocidade de 310 km/h. Fonte: http://www.ultraavioes.com.br/
Por: www.imprensa1.com