Na manhã desta sexta-feira, dia 28 de maio de 2021, um princípio de incêndio na ALA de COVID-19, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva em Aracaju, deixou um cenário de guerra dentro e fora da unidade de saúde, onde mais de 70 pessoas precisaram ser atendidas.
As informações deram conta que um curto-circuito em um dos ar-condicionado da ALA COVID-19, teria pego fogo e atingido parte da rede elétrica e teto, onde veio a surgiu um enorme cortina de fumaça no local, e que veio a se espalhar por algumas dependências da UPA. Os enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde precisaram agir rápidos para salvar as pessoas.
Dos 41 pacientes que estavam internados na unidade, 35 foram transferidos para:O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Cirurgia, Hospital Santa Isabel, Hospital Senhor dos Passos, Hospital Primavera, Hospital Gabriel Soares (Hapvida), UPA Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício.
Foram 37 pessoas que também precisaram de atendimento, entre elas, alguns acompanhantes de pacientes, trabalhadores da UPA e profissionais da área da saúde que inalaram fumaça e fuligem. Umas foram atendidas ainda no local e depois liberadas e outras, precisaram ser levadas pelo SAMU aos hospitais que tinham as condições de atender essas pessoas. Mas, infelizmente, quatro pacientes foram a óbito decorrente a problemas respiratórios causados pela fumaça.
A superintendência do Hospital Santa Isabel localizado no Bairro 18 Forte, de forma imediata disponibilizou 17 vagas pra pacientes de COVID-19 e se preparou para oferecer mais 14 leitos para atender outros pacientes com diferentes comorbidades.
Vale ressaltar, que o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe com apoio de outras pessoas, agiram rápido e debelou o fogo.
A qualquer momento, outras informações.
Por: Portal Imprensa1
Fotos e vídeos : Colaboradores Imprensa1, Rede Sociais e Corpo de Bombeiros Militar