Nesta quarta-feira, 9, é celebrado o Dia Mundial da Imunização, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção contempla desde o primeiro dia de vida até a fase idosa, após os 60 anos de idade.
Em Aracaju, das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 40 possuem salas de vacinas disponíveis, uma vez que quatro delas estão funcionando como referência de pacientes com síndromes gripais.
“Mas apesar dessa disponibilidade, temos observado quedas nas coberturas dos últimos anos, e isso acontece por diversas causas, como as fakes news. Esse cenário é ainda mais preocupante nas coberturas das vacinas indicadas para crianças”, argumenta Ana Paula Machado, coordenadora de imunização de Aracaju.
Do calendário, quatro vacinas importantes ilustram bem essa queda. A cobertura da vacina Pentavalente (que protege contra tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite) caiu de 75,87% em 2018, para 61,55% em 2020. Já a Pneumo 10 foi de 84,45% para 61,79% no mesmo período; a VIP (poliomielite) foi de 75,22% para 58,44% e a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) de 81,36% para 60,15%.
“Por esse motivo é tão importante reforçarmos aos pais que levem seus filhos para completar o cartão vacinal, pois a proteção dada por essas vacinas, na maioria das vezes, dura para toda a vida. Não temos problemas com nossa oferta e vacinamos o ano todo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs, com exceção das de referência”, reforçou a coordenadora.
Ascom: PMA