Os principais alicerces do autêntico forró pé de serra são o triângulo, a sanfona e a zabumba. Com esses três instrumentos musicais, é possível perceber, de muito longe, o ritmo que contagia a identidade nordestina e que vai muito além de dois passos para cá e dois para lá.
E é justamente este resgate da musicalidade dita como ‘raiz’ que os apreciadores da boa música nordestina irão encontrar nesta quinta-feira, 24, Dia de São João, no sexto dia de programação do Forró Caju em Casa, projeto capitaneado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), cujas apresentações, assim como ocorreu no ano passado, estão sendo transmitidas online, em formato de lives, no canal da Prefeitura no YouTube, sempre a partir das 19h até o dia 30 de junho.
O objetivo principal do projeto é nobre e vai muito além da manutenção das tradições nordestinas: a fomentação da cadeia artística aracajuana, uma das mais afetadas pela pandemia da covid-19 que teve início em 2020 e insiste em continuar.
Neste sentido, mesmo com as restrições impostas pela pandemia após mais de um ano, a Prefeitura de Aracaju fez questão de realizar o evento novamente nesse formato digital, tudo para que o cidadão, seja ele de Aracaju ou do interior, ou até mesmo de qualquer lugar do mundo, não passe os festejos juninos em branco e curta seu São João em casa, longe das aglomerações.
Para isso, além da transmissão feita pelas redes sociais, parte da programação está sendo exibida nas TVs Alese e Câmara de Aracaju, em parceria firmada com a Funcaju. O evento também tem a parceria da Unissau e Construtora Stanza e terá destaque na PMA Rádio Corredor, no AjuPlay e todas as redes sociais da Prefeitura e Funcaju. Após serem transmitidos no canal do YouTube, os shows serão disponibilizados na plataforma de streaming “AjuPlay”.
Atrações
Uma das atrações deste Dia de São João é um forrozeiro para lá de autêntico e tradicional: Erivaldo de Carira, uma sumidade da música sergipana. Há mais de 40 anos na estrada do forró, ele não esconde um carinho especial pelo Forró Caju.
“São mais de 40 anos na estrada tocando forró, levando alegria, um pouquinho de mensagem de amor e carinho ao nosso povo, defendendo a bandeira do verdadeiro forró. O Forró Caju começou em 1993 e, de lá para cá, nunca fiquei de fora do palco. Que festa bonita, a maior festa do Nordeste. O Forró Caju está em primeiro lugar. Por onde eu ando, sempre estou divulgando a nossa festa”, diz Erivaldo.
Segundo o forrozeiro, não é à toa que Sergipe é o ‘País do Forró’. “A lembrança que tenho é do povão na praça. Desde o ano passado que não tem festa na rua e, para a gente, é difícil, principalmente a gente que vive da profissão da música. Sem as festas, é muito difícil”, destacou, ao elogiar esse novo formato do Forró Caju. “Esse incentivo da Prefeitura é muito bom porque, pelo menos, alegra o pessoal na tv de casa. A gente vai assistir em casa e esse cachê vai melhorar a situação da família”, complementa.
Outro que vai se apresentar logo mais é Lourinho do Acordeon. Para ele, o Forró Caju é a melhor festa do São João em Sergipe. “É o segundo ano que a gente faz essa live do Forró Caju em Casa, e é muito gratificante. Desde o primeiro ano, ainda quando era realizado lá no Parque da Sementeira, uma das atrações foi Lourinho do Acordeon, depois passou a ser em frente à Assembleia, depois na Rua da Frente, e nas praças dos mercados, e a gente participando de todas as edições. Tenho que agradecer. Para Lourinho e banda, é muito gratificante”, elogia.
Scurinho Zabumbada também destacou a realização do evento, mesmo em outro formato. “É a segunda vez que tocamos no Forró Caju. É uma surpresa e uma grande felicidade estar mostrando meu trabalho solo. Eu tenho um projeto com Mestrinho e Taís Nogueira, que é o Trio Juriti. Corremos o Brasil e o mundo inteiro, mas com meu projeto solo, é a primeira vez. As lembranças que tenho são sempre boas. Por causa da pandemia, nós, artistas, somos os primeiros a parar, é um momento difícil e o Forró Caju em Casa é uma grande ajuda. Estou feliz e realizado. Quero agradecer à Prefeitura e à Funcaju”, afirma Scurinho, ao revelar que o público vai encontrar muita música boa durante a live.
“Muito forró. Eu lancei um EP agora, a exemplo da música ‘Homem Compromissado’, músicas nesse repertório que gravei de Dominguinhos, Anastácia, música do Gordurinha, gravada pelo saudoso Genival Lacerda, Trio Nordestino, Luiz Gonzaga. Está bem recheado e bem junino”, conclui.
Confira a programação da noite de São João:
Quinta-feira – 24 de junho
19h Scurinho Zabumbada
19h40 Erivaldo de Carira
20h20 Lourinho do Acordeon
21h Jeanny Lins e Dedé Brasil
21h40 Balança Eu
22h20 Wellington Gordinho
23h Banda Estação da Luz
Ascom: PMA