Uma operação da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais (Dercra) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, 19, em Tobias Barreto. A ação conjunta flagrou irregularidades na feira de animais do município, como a ausência de Guia de Transporte Animal (GTA).
Segundo o delegado Fernando Melo, nenhum dos criadores presentes na feira possuía a guia, que é obrigatória para transporte dos animais. “Além disso, a própria feira, uma das maiores do Estado, embora cadastrada, não foi regularizada junto à Emdagro para funcionamento”, complementou.
A GTA é um documento que deve ser emitido pela Emdagro ou pelo próprio produtor. A documentação deve ser emitida antes do embarque dos animais, para que acompanhe toda a trajetória até o destino final.
A coordenadora de transporte agropecuário da Emdagro, Lucyla Flor, destacou que há penalidades previstas em decorrência da ausência da documentação. “Os responsáveis pelos animais que não estiverem portando a GTA são multados e tem que emitir a guia para confirmar a origem desse gado que está sendo comercializado aqui na feira”, enfatizou.
Em razão destes fatos, ainda segundo o delegado, os responsáveis pela feira foram notificados pela Emdagro e deverão regularizar todas as pendências, conforme determina a legislação sanitária vigente. A Polícia Civil também relembra que denúncias podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181).
Fotos: SSP/SE
Fonte: SSP/SE