A oferta das cirurgias de adenóide e amígdalas em Aracaju estão regularizadas.
No mês de fevereiro deste ano, a Secretaria firmou novo convênio com o Hospital São José e a Otocenter, são previstas a realização de 20 cirurgias por mês.
Os números do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) de fevereiro mostram que foram marcadas 40 consultas para avaliação de encaminhamento para cirurgia e apenas 21 usuários compareceram e 13 realizaram a operação.
Em março, o Nucaar verificou que dos 19 usuários que não compareceram nove já realizaram as consultas. Procedimentos Para marcar as cirurgias de adenóide ou de amígdalas, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, onde um médico generalista vai avaliar e encaminhar o paciente para realização de um consulta com um otorrinolaringologista no Centro de Especialidade Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco.
Quando o otorrinolaringologista indicar a necessidade da cirurgia, o paciente será encaminhado para o serviço de cirurgia e otorrinolaringologia do Hospital São José, onde é realizada a consulta com o cirurgião que avalia as condições do paciente, podendo inclusive solicitar novos exames.
Com todos os exames já realizados, o paciente recebe do médico o formulário de Autorização de Internamento Hospitalar (AIH).
Com esse documento o usuário deve ir até o setor de Perícia do Município de Aracaju, localizado próximo do Cemar do Siqueira Campos, que funciona de segunda a sexta-feira, liberado em até 48 horas o procedimento cirúrgico. O formulário tem validade de 15 dias. A cirurgia é realizada no Hospital São José.
Fonte: www.jornaldacidade.net (com informações da SMS)
Foto: Reprodução google