A partir desta quarta-feira, dia 7, o Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE) dará início à participação na 7ª Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o País. O evento, marco anual das atividades desempenhadas para fortalecer a cultura da pacificação social, terá a participação de magistrados, servidores, advogados e partes envolvidas nos processos.
Reuniões ocorridas entre os integrantes do núcleo local de conciliação e a Presidência do TRT-SE definiram os preparativos finais para a efetivação da participação na Semana. Entre as ações houve a capacitação de servidores com cursos de formação de conciliadores, palestra para advogados e estudantes, e a disponibilização de agendamento de processos via internet no site do tribunal.
Durante o evento haverá a divulgação das ações de conciliação por meio do uso de camisas, afixação de adesivos e cartazes, e distribuição de folders. “Os advogados que efetivarem o maior número de conciliações receberão uma homenagem através de um placa”, informa o juiz do Trabalho Guilherme Carvalheira Leal, coordenador local dos trabalhos.
Pela primeira vez, a Semana Nacional de Conciliação terá a duração de oito dias para que os tribunais possam incluir o final de semana no mutirão. Desenvolvida pelo CNJ, em parceria com os regionais participantes do movimento, a campanha visa disseminar a cultura da paz e do diálogo, fortalecendo a solução dos conflitos de forma negociada.
Números
As seis edições anteriores da Semana totalizaram 750 mil processos finalizados, três milhões de pessoas pacificadas, além de R$ 4,6 bilhões movimentados. O conselheiro José Roberto Neves Amorim, que integra o CNJ e coordena o comitê gestor do movimento Conciliar é Legal, prevê que a Semana Nacional de Conciliação deste ano supere os números alcançados no ano passado, que chegaram a mais de 349 mil audiências realizadas, gerando R$ 1 bilhão em valores acordados.