Com o objetivo de oferecer mais segurança ao consumidor, a resolução que estipula que todas as montadoras instalem airbags para motoristas e passageiros em todos os modelos de veículos como item de série está sendo implementada de forma progressiva.
Desde 1º de janeiro de 2012, 30% dos veículos que saem da fábrica já possuem o dispositivo de segurança.O percentual subirá para 60% em 2013, chegando a 100% dos veículos em 2014.
A discussão sobre a obrigatoriedade do airbag nos veículos já é antiga. Em 2009, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estipulou por meio da resolução 311 , que todos os veículos novos saiam de fábrica com um “kit de segurança veicular” composto por airbags, cintos de segurança retráteis, encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes do veículo, entre outros itens.
A medida representa um avanço para os consumidores, que ainda não contavam com a oferta desse sistema de proteção nos carros mais básicos, como acontece em outros países. Na mesma resolução, o Contran, responsável por regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, também estipula que, a partir de 2014, 100% dos carros de passeio devam sair de fábrica com freio ABS.
Redação imprensa 1 ( com informações do IDEC )
Foto: Reprodução google
Fonte: http://www.idec.org.br