Diante desse cenário, o Idec lista uma série de dicas de como se proteger na web.
A primeira orientação é conhecer profundamente a rede social da qual está participando.
Não basta apenas conhecer aplicativos e a forma de interação com os usuários.
É necessário ler atentamente as regras da política de privacidade do site.
Esse é um passo importante pois, caso suas informações sejam utilizadas de alguma forma prejudicial, você saberá como agir. Outra forma de se proteger é ficar atento com a sua senha. Busque utilizar mais de oito caracteres, variando entre letras, números e símbolos.
O melhor é não optar por senhas fáceis de serem descobertas, como datas de aniversário.
Escolha senhas diferenciadas para cada serviço que você utiliza: tenha uma senha para o e-mail, outra diferente para cada rede social e outros serviços online. Também é aconselhável não permanecer por muito tempo com a mesma senha, buscando trocá-las periodicamente.
Desconfie
Atenção aos links. Seja enviado por desconhecidos ou amigos, é melhor sempre ficar com o pé atrás. No caso de páginas enviadas por desconhecidos a orientação é uma só: não abrir. Se quem enviou foi um amigo, não custa checar com ele sobre o que se trata e verificar se realmente foi ele quem mandou o link.
Uma boa dica é passar o mouse sobre o link, sem clicar, e observar o endereço que aparece na parte inferior da janela do navegador.
Se o final do endereço terminar com “.exe” não clique, pois provavelmente é um arquivo que instalará vírus ou programas maliciosos em seu computador. Desconfie. Não leve como verdade tudo que lê na internet, inclusive as mensagens. Se algum amigo ou conhecido solicitar alguma informação cadastral, dados pessoais ou financeiros, não responda de imediato.
Procure verificar por telefone se a pessoa realmente solicitou esses dados. A confirmação é necessária porque muitos criminosos podem invadir a conta dos usuários e mandar mensagens se passando por uma determinada pessoa – seu amigo pode ter sido vítima de uma invasão e nem sabe!
Redação imprensa 1 ( com informações do IDEC )
Foto: Reprodução google
Fonte:http://www.idec.org.br/