Bilhetagem eletrônica com recarga instantânea. Essas são as novidades que chegam para completar a modernização do transporte público da capital. A partir de agora, 46 ônibus passam a circular pela cidade aceitando apenas o pagamento com o cartão Mais Aracaju. Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Vinícius Porto (PDT) o investimento traz diversos benefícios que passa por maior segurança, em função da ausência de dinheiro em circulação nos ônibus, além de agilidade no embarque que promove menos retenção de veículos.
Vinícius Porto ressalta que várias cidades brasileiras já possuem ou estão estudando a implantação de sistemas de bilhetagem. “É cada vez mais importante que sejam oferecidos sistemas de transporte público eficiente, e de fácil utilização no dia a dia, diminuindo congestionamentos e as mazelas por eles provocadas. A bilhetagem eletrônica é um processo fundamental para isso”, avalia o vice-presidente da CMA.
O pagamento da passagem dos ônibus do transporte público coletivo de Aracaju e região metropolitana por bilhetagem eletrônica foi implantado no ano de 2007. Essa forma de pagamento surgiu para substituir o dinheiro, os passes escolares, e o vale transporte em papel, utilizados à época. Passados 15 anos, a completa modernização que se inicia trará ainda mais agilidade ao serviço.
Outro benefício apontado pelo vereador é a questão da recarga instantânea. A partir de agora, após a recarga o cartão Mais Aracaju é automaticamente validado e as passagens já podem ser utilizadas pelo usuário. Apenas a recarga efetuada de forma online, pelo site do AracajuCard (aracajucard.com.br) ou app do RecargaPay, terão um prazo de 48 horas para validação.
Linhas de ônibus
Dos 46 ônibus que estarão circulando pela cidade apenas com a bilhetagem eletrônica, 9 são da linha 002-Fernando Collor/DIA, 5 da 003-João Alves/Orlando Dantas, 6 da 004-Santa Maria/Mercado, 4 da 005-Maracaju/DIA, 6 da 007-Fernando Collor/Atalaia, 1 da 031-Eduardo Gomes/Desembargador Maynard, 6 da 061-Marcos Freire/Centro, 4 da 080-Bugio/Atalaia, 1 da 200-Circular Indústria e Comércio 1, 1 da 703-Augusto Franco/Siqueira Campos e 3 da 715-Tijuquinha/Desembargador Maynard.
A escolha das linhas que passam a circular apenas com a bilhetagem eletrônica foi realizada pela SMTT, em conjunto com as empresas de ônibus e o Sindicato das Empresas de Transporte do Município de Aracaju (Setransp), considerando as linhas com maior número de pessoas que já utilizam o cartão Mais Aracaju.
Por: Agência de Notícias Câmara Aracaju