Em sessão especial a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira, dia (07) atendendo ao requerimento de n ° 2049/2011 de autoria do vereador Moritos Matos (PDT) esteve em pauta a questão das cirurgias bariátricas feitas no Hospital Universitário (HU).
“A obesidade tem crescido assustadoramente, que deve e pode ser tratada, a obesidade é a segunda causa maior de morte, perdendo apenas para as mortes no trânsito”, o vereador Matos.
A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estando como catalogada como tal, no código internacional de doença.
Existem atualmente cerca quatro milhões de pessoas com obesidade morbidade, ou seja, aproximadamente 4% da população.
Para Matos é preciso que os vereadores, os representantes da saúde e a sociedade se sensibilizem sobre a questão da obesidade principalmente nas escolas.
“O comprometimento deve ser de todos, as crianças de hoje serão os homens de amanhã”, disse Moritos.
Na oportunidade, o legislativo recebeu a representante da Secretária de Estado da Saúde (SES), Tânia Cabral, que proferiu suas palavras destacando a atuação da instituição frente ao número de cirurgias realizadas no HU.
“O hospital Universitário hoje realiza 05 cirurgias por mês, um número considerável e assim diminuir a fila de espera”, frisou Tânia.
Aparte
Segundo o vereador Jailton Santana (PSC) a saúde no estado virou caso de polícia. “Conheço várias pessoas que estão há anos na fila de espera por cirurgias. Na teoria é tudo bonito, agora vamos ver na prática”, disse Jailton.
Por Andréa Lima / imprensa1.com