Voltado para estudantes e profissionais na área de saúde, a I Jornada Estadual da Prematuridade está em contagem regressiva e acontece já nos próximos dias 13 e 14 deste mês para celebrar o Novembro Roxo, período voltado aos cuidados com os bebês prematuros.
Para participar do evento já estão abertas no site www.funesa.se.gov.br e o e-mail: jornadaprematuridade.inscriç[email protected] . O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA).
A abertura oficial acontece dia 13, às 18h30, no Auditório B do Bloco G da Universidade Tiradentes (UNIT), com a Conferência intitulada “ Diretrizes da Atenção Neonatal – Os Três Pilares do Cuidado. “O evento tem como objetivo promover o aprimoramento acerca do tema “A Tríade do Cuidado Neonatal” e estimular os profissionais da saúde a refletir sobre suas ações em relação à própria atuação enquanto agente ativo no processo de prevenção de agravos e promoção de saúde”, disse a enfermeira e gerente da UTIN da MNSL, Monique Daniela Cabral.
Dentro da programação, estão inseridos o IV Seminário da Unidade Neonatal “Carline Rabelo de Oliveira” e o III Seminário Territorial da Estratégia Qualineo, que contará com palestrantes renomados e contará com diversas oficinas, cursos, e palestras, além de uma carga horária de 16 horas. Além disso, trará como inovação a submissão de trabalhos científicos, voltado à sensibilização e reconstrução do conhecimento sobre o cuidado neonatal humanizado, qualificado e seguro no exercício da prática diária.
Inscrições de trabalhos científicos
Para realizar as inscrições dos trabalhos científicos, os interessados deverão acessar o email: [email protected] , acessando também o edital sobre a submissão dos trabalhos que foi prorrogado até o dia 07 de novembro, quarta-feira. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão científica e, até domingo (11), será lançada a lista dos trabalhos aprovados.
Programação
Estão programados para os dois dias diversos cursos em salas diferentes, cada um com 30 vagas. No dia 13, na Sala 2, das 8 às 12h, acontece a oficina “Manejo de IRAS: Bactérias X Precauções X Boas Práticas”, com as palestrantes Joana D’arck e Vanise Aragão, e na Sala 3, das 8 às 12h, “Pré-Natal de Baixo Risco”, com os palestrantes Max Oliveira e Rita Bitencourt.
No período da tarde, na Sala 2, das 13 às 17h, a oficina aborda “Pele do Neonato – Particularidades, Proteção e Tratamento”, com a palestrante Fernanda Moura, na Sala 3, das 13 às 17h30, acontece o “Manejo Clínico do Aleitamento Materno”, com as palestrantes Patrícia Farias e Silvia Atanásio, na Sala 4, das 13 às 17h, “Cuidados Paliativos em Neonatologia”, com a palestrante Lilia Maria Caldas, e na Sala 5, das 13h30 às 17h30 “Ventilação Mecânica”, com a palestrante Sandra Santana.
Já no dia 14, das 8 às 18h, o evento terá palestras como “Monitoramento do Cuidado Como Ferramenta Importante Para a Gestão e Boas Práticas”, “Nascimento Seguro”, “Aleitamento Materno e Prematuridade”, “Manuseio Mínimo: Estratégias Para Redução de Sequelas em Unidades de Risco”, “Desafios à Garantia do Cuidados aos Pacientes de Longa Permanência” e “Desafios à Alta: Abordagem nas Unidades Neonatais, Ambulatório de Risco e Unidade Básica”. Com palestras e mediadores de renome local e nacional.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Maira Ribeiro [email protected]/MPE/SE