A Saúde de Aracaju, através de uma ação conjunta dos programas de Redução de Danos (PRD) e de DST/Aids, realizou na manhã desta terça-feira, 23, mais uma atividade de conscientização para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesta manhã, uma equipe esteve realizando visitas nos prostíbulos da rua Florentino Menezes, no Centro da capital sergipana.
Esta iniciativa já é realizada rotineiramente com as profissionais do sexo há cerca de três anos e, segundo a agente redutora de danos, Selma Carneiro, os resultados têm sido satisfatórios. “Nós fazemos um acompanhamento semanal com as meninas, mas também entram nessa lista usuários de álcool e drogas. Esse é um grupo considerado de risco, por isso intensificamos nossas ações de prevenção e caso encontremos algum dano, ou seja, alguém doente, levamos para que seja tratado. Como estamos aqui periodicamente, desenvolvemos uma relação com elas, que sempre nos chamam, nos pedem preservativo e isso é muito bom”, destacou.
Para Marília Uchôa, técnica do programa DST/Aids, a realização desta parceria é de fato uma grande arma no combate às DST´s. “Essa aproximação com as profissionais do sexo contribui diretamente para redução do HIV, Hepatites Virais e Sífilis, pois nos desenvolvemos ali mesmo, no ponto delas, palestras sobre câncer de mama e várias outras doenças, além da distribuição de camisinhas”, ressaltou.
Atualmente 17 profissionais fazem parte do Programa de Redução de Danos, que desenvolvem visitas semanalmente. O grupo é composto por profissionais que atuam na área psicossocial e, desta forma, prestam assistência a este grupo de pessoas vulneráveis.
Fonte: PMA
Foto: divulgação