Na manhã dessa quarta-feira, 11/6, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR), que é presidente da Comissão de Ética, usou a Tribuna para informar que os trabalhos não estão parados e ele com os demais membros Emmanuel Nascimento (PT) e Manoel Marcos (DEM), já fizeram a primeira reunião com o vereador Agamenon Sobral (PP) e depois com a vereadora Lucimara Passos (PCdoB), para apurar o episódio ocorrido entre ambos e depois será a questão entre o Progressista e a enfermeira Flavia Brasileiro, presidente do Sindicato de sua categoria.
Feitosa anunciou que dentro de aproximadamente 15 dias, 243 itens de medicamentos serão abastecidos nos postos de saúde da Capital e destacou ainda a ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), contra o reajuste de 50% nos estacionamentos dos Shoppings de Aracaju.
O presidente da Comissão de Ética informou que já compareceu ao Banese para se inteirar de algumas situações necessárias ao caso em que o vereador Agamenon Sobral (PP), fez acusações à vereadora Lucimara Passos (PCdoB), quando gestora no Município de Aracaju. Segundo Feitosa, o trabalho que está sendo feito nesta semana, não é nada em relação aos últimos episódios, que envolve a sindicalista Flávia Brasileiro. “Nós estamos trabalhando em cima de uma ação da vereadora Lucimara. É uma possível agressão praticada na Casa feita pelo vereador Agamenon no dia 8 de abril deste ano e salve o engano, essa ação já estava na mesa no dia 16 do mesmo mês. Os trabalhos continuam e espero até a próxima semana que os tenhamos uma resolução pela Comissão de Ética”, aguarda Dr. Agnaldo.
Como presidente da Comissão de Saúde na CMA, Dr. Agnaldo informou aos seus colegas, que as visitas nos postos de saúde foram suspensas, em face de viagem com o prefeito João Alves Filho (DEM) para a Inglaterra, mas serão retomadas. Ainda fazem parte da Comissão de Saúde os vereadores Dr. Gonzaga (PMDB), Lucas Árabe (PSB), Adelson Barreto Filho (PSL) e Manoel Marcos (DEM). “Mas todos os parlamentares podem participar das visitas, mesmo não sendo membro da Comissão”, afirma.
Feitosa informou como uma grande notícia, que no máximo dentro de 15 dias, em todos os postos de saúde da capital, serão abastecidos com 243 itens de uma lista de medicação básica. “Isso para mim foi motivo de muita alegria, eu que não estava dormindo direito, mas na noite passada fiquei tranquilo e muito contente com essa informação. Mesmo sabendo que não é uma resolutividade na saúde, mas se mantém o que chamo de dia-dia na saúde e que logo vai ser cumprido”, destacou.
Dr. Agnaldo comentou ainda a ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), através da Promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor Euza Missano, em relação ao reajuste de 50% cobrado nos estacionamentos dos Shoppings Jardins e Riomar localizados em Aracaju. O vereador disse que essa cobrança estava sendo feita abusivamente e esta ação pede que seja respeitado o artigo 94 do código de defesa do consumidor, que pede uma explicação para o percentual deste aumento. ”Antes os estabelecimentos começaram a cobrar R$ 4 por quatro horas, depois ficou fracionado em R$ 1 por hora e de forma surpreendente eles aumentaram 50% sem nenhuma justificativa plausível até o momento”, colocou.
“Essa Ação Civil Pública é para que eles apresentem em tempo hábil uma planilha de custo. O que não se justificava para o aumento como ocorreu de 50%. O Shopping Jardins estaciona por dia em torno de oito mil carros, porque ele é rotativo. Isso soma um lucro exorbitante. Então a gente tem que imaginar que eles precisam também está com o espírito consumista. Eles foram totalmente à contradição e elevaram os preços de forma exagerada. A Ação Civil Pública pede que eles justifiquem, porque não ocorrendo isso, terão que cobrar o que era antes. Quero em nome do povo de Aracaju, agradecer à promotora Euza Missano, por mais uma vez se mostrar presente nesta causa que o consumidor já precisava a muito tempo desta ação”, frisou.
Eron Ribiro, assessoria do parlamentar
Foto: Acrisio Siqueira