Os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concederam, na manhã desta segunda-feira (5), o Título de Cidadania Sergipana ao jornalista, ator e publicitário Pedro Henrique Carregosa. Natural de Jequié, na Bahia, o comunicador, residente em Aracaju desde 1992, possui uma carreira diversificada e notável no cenário da comunicação e das artes em Sergipe além de muito amor pela terra que o acolheu desde o início da adolescência. A propositura foi de autoria do deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil).
“Essa honraria é mais que justa. Ela é legítima a esse grande profissional da comunicação e do teatro. Para nós, é uma alegria conceder este título para este que faz muito pela comunicação e pelo nosso estado”, enfatizou o deputado Cristiano Cavalcante.
“É uma emoção muito grande receber essa homenagem. Desde criança que eu venho a Sergipe, porque meu avô era de Paripiranga, que é a divisa com Sergipe, muito próximo a Simão Dias, minha avó era de Itabaiana, então a gente tinha parentes aqui”, explicou o homenageado, Pedro Carregosa.
“De criança tímida a uma carreira consolidada na Comunicação, Pedro Carregosa demonstra talento pelas diversas vertentes da vida profissional. “Ao longo do tempo, ele foi desenvolvendo essa habilidade. Apesar de muito tímido, ele sempre teve muita facilidade com as palavras e de expressão”, ressaltou a mãe do homenageado, Maria Izabel Carregosa.
Jonas Carregosa, filho do jornalista e ator Pedro Carregosa
Apaixonado por genealogia, Pedro integra o grupo “Famílias Sergipanas”, onde realiza pesquisas sobre as origens e conexões familiares na região. Sua ligação com Sergipe é profunda, o que contribui para sua forte conexão com o estado e uma extensa rede de parentesco. “Para mim, é um motivo de orgulho ver o meu pai ser homenageado com esta honraria”, declarou o filho Jonas Carregosa.
Currículo Profissional
Com 24 anos em atuação no jornalismo e publicidade, Carregosa é atualmente produtor de rede na TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, onde é responsável pela produção de matérias que são veiculadas nacionalmente. Além disso, ele ocupa o cargo de coordenador de comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC), função que reflete sua experiência e compromisso com a comunicação pública. Ao longo de sua trajetória profissional, Pedro acumulou experiências em diversos veículos de comunicação, incluindo emissoras de rádio, e desempenhou funções como assessor parlamentar.
“Trabalhei nos mais variados setores do jornalismo: rádio, assessoria parlamentar, Comunicação Pública. Mas, a televisão sempre foi a minha paixão. Eu vivia assistindo TV e novela. Na verdade, eu queria ser ator, né? Na casa do meu tio tinha um espelho, que era a penteadeira da minha avó, aquela penteadeira antiga. Eu fazia meus programas ali, na frente do espelho, e minha irmã tinha um gravador, fazíamos um monte de programas de rádio. Então assim, nossas brincadeiras eram com comunicação. Um sonho que eu persegui até conseguir chegar”, falou emocionado o jornalista.
Artes Cênicas
Sua atuação no campo artístico é igualmente significativa, destacando-se como ator e diretor de produção na Cia das Artes Tetê Nahas. “Eu me formei na primeira turma de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Uma alegria formar e também atuar em uma das minhas grandes paixões”, falou.
Além de ator formado, Pedro Carregosa é professor de teatro. Ele também é conhecido por seu trabalho como contador de histórias no projeto “Sergipanices”, que valoriza a cultura e as tradições sergipanas.
Sessão Especial
Também participaram da Sessão Especial o jornalista e representante do Sindicato da Categoria, Guilherme Fraga, a diretora da TV Sergipe, Rosa Vasconcelos, além de amigos e familiares de Pedro Carregosa.
Por: Junior Matos/ALESE
Reprodução: Portal Imprensa1
Fotos : Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese