Foi aprovado na Casa Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei nº 247/2023, de autoria do deputado estadual Doutor Samuel Carvalho (Cidadania), que confere ao município de Poço Redondo, oficialmente, o Título de ‘Capital Sergipana do Cangaço‘. O município está localizado no Alto Sertão sergipano, a cerca de 200 quilômetros de Aracaju, capital do estado, e é um dos municípios de maior expressividade cultural da região.
Poço Redondo é lembrado pelo lugar onde o cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, foi morto na Fazenda Angicos, no local chamado de Grota do Angico. O município também é conhecido por suas belezas naturais e atrações turísticas, que são encontradas nos povoados ribeirinhos de Curralinho, Bom Sucesso e Cajueiro. Suas manifestações populares, como a “Cavalhada”, são conhecidas em toda a região. A produção artesanal do município é bastante variada, incluindo o tradicional bordado “redendê”; a escultura em madeira e o trançado com fibras de caroá.
Centro de Produção
No município, fica também, o Centro de Produção. O lugar é repleto de peças históricas que um dia fizeram parte do cotidiano do homem do sertão, onde podemos ter acesso aos artigos expostos, a exemplo do ferro que Maria Bonita, esposa de Lampião, passava roupas; como também, armas, fotos e artigos pessoais dos cangaceiros.
O deputado explica que por todos os acontecimentos históricos de Lampião e seu bando em Poço Redondo, o município precisa ser homenageado pela Assembleia legislativa como Capital Sergipana do Cangaço.
“É uma maneira de fortalecer, ainda mais, a rica cultura em torno do cangaço em Poço Redondo. Precisamos preservar todos os acontecimentos históricos e essa propositura tem esse propósito”, disse.
Foto destaque: Sergipe Turismo
Reprodução: Portal Imprensa1
Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese