Será iniciada na próxima sexta-feira, 01, a Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O prédio da Assembleia Legislativa de Sergipe será iluminado com a cor rosa e diversas ações serão realizadas durante o mês.
No dia 05, a Procuradoria Especial da mulher na Alese iniciará o trabalho com as mulheres servidoras da Casa e também com o público em geral. A deputada e procuradora da mulher, Goretti Reis, irá dar início a campanha apresentando todas as ações que serão desenvolvidas ao longo do mês.
A partir desta data, serão disponibilizadas caixas personalizadas em todos os gabinetes e setores da Alese para arrecadação de lenços. As caixas também estarão disponíveis nos shoppings Jardins e Riomar, além do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, do Ministério Público do Estado de Sergipe e das igrejas quadrangular e Verbo da vida.
No final do mês, será realizada a entrega dos lenços para as instituições Legião Feminina de Combate ao Câncer, Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Associação de Apoio ao Adulto com Câncer no Estado de Sergipe (AAACASE), Mulheres de Peito, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e Grupo de apoio a Pacientes Oncológicos Resiliência Sergipe. Todas atuam no apoio a mulheres com câncer. As mulheres receberão também um botão de rosa.
As servidoras e funcionárias da Assembleia serão encaminhadas ao Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) para realização de exame preventivo de mamografia. Para participar, é preciso ter no mínimo 40 anos de idade e ter feito exame de mamografia há mais de um ano.
As interessadas deverão comparecer à Diretoria de Atenção à Saúde (DIATS) nas segundas, quartas ou quintas-feiras, das 8 horas ao meio-dia, entre os dias 06 e 18 e apresentar RG, CPF e cartão do SUS.
No dia 14, será realizado o Fórum On-Line, com o tema ‘Estratégias da Detecção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e da Sífilis: O Que Precisamos Saber?’. O evento será transmitido ao vivo pela TV Alese, Canal 5.2 e pelo canal da emissora no YouTube. As inscrições podem ser feitas a partir do dia primeiro através do site.
O Fórum terá como moderadores a Presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia – Capítulo SE, a ginecologista Carmem Luiza Leite, e a Professora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a ginecologista e obstetra Julia Maria Dias.
O evento terá ainda como debatedores o mastologista da UFS, Mauricio Resende, e o Professor titular chefe do Setor de DST da Universidade Federal Fluminense e editor-chefe do Jornal Brasileiro de DST, o ginecologista Mauro Romero.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. O autoexame ajuda a diagnosticar a doença, mas mesmo não encontrando qualquer alteração, é preciso procurar o médico regularmente para prevenção.
O Instituto Nacional de Câncer estima que até o fim de 2021 serão registrados 66.280 novos casos no país. Em 2019, 18.295 pessoas morreram com a doença, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. Cerca de 1% dos casos são diagnosticados em homens.
Reprodução: www.imprensa1.com
Foto: Pixabay
Por: Wênia Bandeira/Dicom-ALESE