O legado da vida e obra do pernambucano que modificou para sempre as Ciências Humanas e até hoje é o educador mais citado em pesquisas de todo o mundo, Paulo Reglus Neves Freire, ou apenas Paulo Freire, deve receber importantes homenagens no estado de Sergipe neste ano em que o Brasil celebra em várias ações os 90 anos do seu nascimento.
Através do Projeto de Lei 247/2011, a deputada Ana Lúcia Vieira Menezes (PT) pretende conceder ao notável professor o título de Patrono da Educação Sergipana.
A proposta de Ana Lúcia, que atualmente tramita na Assembleia Legislativa, está em harmonia com as pretensões do governador Marcelo Déda (PT), que ainda neste ano pretende entregar à viúva Ana Maria Freire o Título de Cidadania de Paulo Freire pós mortem, concedido pelo petista.
O governador disse à deputada Ana Lúcia que também pretende entregar à educadora Ana Maria Freire a Medalha do Mérito Serigy.
A deputada e professora Ana Lúcia avalia, inclusive, que a entrega das homenagens é a ocasião perfeita para o governador sancionar a lei que lhe confere o Título de Patrono da Educação Sergipana. “Este grande pedagogo e grande educador fez uma revolução na concepção da educação, visitou o mundo e contribuiu com a libertação dos africanos no processo revolucionário.
Ele colaborou com Allende na revolução do Chile e foi expulso do nosso país pela Ditadura Militar, mas quando retornou, começou a re-significar o Brasil e sua história.
Dentre as várias lições, Paulo Freire nos ensinou que estudar não é um ato de apreender ideias, mas de criá-las e recriá-las”, expressou a professora e deputada.
Desde o dia 20 de setembro deste ano, quando houve na Assembleia Legislativa o seminário com professores e o lançamento da exposição de 22 banners com fotos e textos que contam a história da vida e obra deste importante educador, o mandato da deputada Ana Lúcia vem realizando uma mostra itinerante deste material em escolas e faculdades sergipanas, na
Conferência de Educação do Sintese e até no Calçadão da João Pessoa, durante a homenagem ao Dia do Professor.
Os estabelecimentos de educação da rede pública e privada de ensino que tiverem interesse de realizar a mostra devem entrar em contato com a assessoria através do site www.analucia-se.com.br que possui mais informações sobre o assunto.
Fonte: Iracena Corso / Assessoria