O vereador Anderson de Tuca (PRTB), vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em pronunciamento nesta quinta-feira, 13/11, falou sobre a necessidade de campanhas educativas que ajudem a conscientizar os condutores de veículos.
O parlamentar cobrou ações do poder público no sentido de promover a reeducação dos motoristas. “Temos que retomar as campanhas educativas que alertam os motoristas sobre a importância da direção defensiva, que é o principal pilar de aprendizado para o candidato que vai tirar a sua carteira de habilitação”, frisou.
Anderson usou como exemplo a campanha realizada no passado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/AJU), na qual os pedestres e motoristas eram conscientizados sobre a importância da faixa de pedestre. “Quem não lembra da campanha do polegar? Era só pisar na faixa, levantar a mão, e os motoristas, automaticamente, paravam e davam passagem”, afirmou.
“É preciso que os órgãos públicos competentes incentivem campanhas educativas. São ações simples, mas que podem salvar muitas vidas. Além disso, o motorista tem que entender, de uma vez por todas, que o pedestre é a prioridade no trânsito”, completou.
Centro de Atendimento
O vereador aproveitou o seu pronunciamento para também cobrar a criação de um Centro de Atendimento para usuários de álcool e outras drogas. Anderson lamentou o constante avanço dessas substâncias e ressaltou a importância de ter um local específico para ajudar jovens e adultos. “Antes, a prefeitura tinha convênio com a clínica Santa Maria, mas acabou. Hoje, essas pessoas estão largadas à própria sorte e é preciso que Estado e Município dêem as mãos para possibilitarem uma esperança na vida dessas pessoas”, concluiu.
Foto: César de Oliveira