O vereador Anderson de Tuca (PRTB), vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), usou a Tribuna da Casa para lamentar a demissão de 16 garis que trabalhavam na empresa Torre. O parlamentar ressaltou que as demissões foram causadas porque os trabalhadores estavam lutando por melhorias salariais.
Anderson destacou, ainda, que enviará Requerimento à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão que mantém contrato com a empresa, para que a Torre diga os reais motivos pelas exonerações. “Sei que a Torre é uma empresa particular, mas é prestadora de serviço da Prefeitura de Aracaju e precisa dizer o porquê da demissão desses 16 pais de família”, afirmou.
O parlamentar disse que, comprovada as denúncias de perseguição aos funcionários que estavam lutando por melhores condições de trabalho, a Torre deve sim explicações à sociedade aracajuana. “Não há vitória sem luta e o direito de greve e de buscar melhorias salariais são assegurados pela Constituição Federal”, destacou.
Anderson lembrou a importância da categoria dos garis e destacou o trabalho que é desenvolvido na cidade. “Aracaju é considerada uma cidade limpa graças ao trabalho dessas pessoas que muitas vezes executam suas atividades sem os equipamentos de proteção individual adequados, colocando suas vidas em risco e, agora, são demitidos porque lutavam por melhores condições salariais. Não é porque é uma empresa privada que não podemos questionar. Como fiscalizador das leis, temos que defender os direitos dos trabalhadores aracajuanos que lutam de forma digna pelo sustento das suas famílias”, completou.
Visitas
O vereador Anderson de Tuca aproveitou o seu pronunciamento para anunciar visita que fará com o secretário Municipal da Infraestrutura, Luiz Durval, na próxima quinta-feira, 06/11, ao bairro Santa Maria. “Esse local necessita de infraestrutura e saneamento básico, principalmente as ruas 23, 24, 25 e 26, no Conjunto Padre Pedro. Lá, existe a pavimentação asfáltica, mas falta a drenagem e esgoto e levaremos essa reivindicação na próxima quinta-feira.
Foto: Acrisio Siqueira