
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) voltou a cobrar melhorias no saneamento básico da capital e criticou a falta de planejamento urbano por parte da Iguá Saneamento, concessionária responsável pelo esgotamento sanitário em Sergipe.
Para o parlamentar, os transtornos enfrentados pela população são reflexo da ausência de planejamento e da falta de uma atuação integrada entre a empresa e os órgãos públicos municipais.
“Quando se tem planejamento, é possível executar ações em diversos bairros. Não existe política pública sem planejamento e sem diálogo. O que a gente percebe é que a Iguá precisa apresentar um planejamento claro para Aracaju e atuar de forma integrada com a Emurb. Hoje, Aracaju é o maior fornecedor, e quem acaba prejudicada é a população”, afirmou Anderson de Tuca.
O vereador também voltou a criticar o valor da taxa de esgoto cobrada dos aracajuanos. Segundo ele, o custo é elevado e não condiz com a qualidade do serviço oferecido, destacando que, em muitos casos, a taxa se equipara ao valor total da conta de água.
“Grande parte dos recursos que a Iguá recebe vem dessa taxa de esgoto, com a qual eu não concordo e continuarei não concordando. É uma taxa altíssima, e a população ainda sofre com a falta de água de qualidade”, declarou.
Ao encerrar sua fala, Anderson de Tuca ressaltou que investimentos em infraestrutura e preservação ambiental são fundamentais para a redução de problemas de saúde pública. O parlamentar defendeu que Aracaju avance com planejamento eficiente para garantir um sistema de esgotamento sanitário eficaz e, consequentemente, mais qualidade de vida para a população.
Foto: Luanna Pinheiro
Por: Assessoria Parlamentar











