O vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Anderson de Tuca (PRTB), usou a Tribuna da Casa nesta quarta-feira, 03/09, para voltar a pedir o recadastramento do cartão SUS. Em Aracaju, existem mais de 2 milhões de cartões registrados para uma população de 600 mil habitantes. O parlamentar ressaltou que esse controle vai trazer mais benefícios para a população.
Para Anderson, ao promover o recadastramento, a qualidade do atendimento da saúde terá uma melhora significativa. “Dessa forma, saberemos quem são, de fato, os usuários do serviço em Aracaju e poderemos evitar o desperdício de remédios”, ressaltou.
Outro ponto discutido pelo vereador está na aquisição de tablets para os agentes de saúde. Segundo Anderson, assim, a população seria mapeada e toda a demanda melhor identificada. “Além disso, os pacientes crônicos podem receber os medicamentos em casa”, disse.
Mutirões
O parlamentar aproveitou o seu pronunciamento para pedir ao secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, que faça mutirões para diminuir a fila de espera para alguns exames. “Não adianta fazer um só. Tem que realizar até zerar a fila para que a população possa fazer logo exames, como eletroencefalograma e transvaginal”, frisou.
IPVA
Anderson também parabenizou o governador Jackson Barreto (PMDB) por reduzir o IPVA para veículos. “Essas pessoas compram os carros com muito sacrifício e a redução do imposto as beneficiará, por isso, acredito que o governador acertou ao tomar essa medida”, completou.
Centro de Tratamento
Em seu discurso, o vereador também comentou a decisão do juiz de direito, Marcos de Oliveira Pinto, em condenar o Município de Aracaju a promover medidas necessárias para implantar e manter a construção de um centro de tratamento para acompanhamento e recuperação de viciados em drogas, álcool e substâncias análogas. “Todos sabem da minha luta para a construção desse centro. Participo do Grupo Amigos do Senhor (Ami-SE), que luta para ajudar essas pessoas e fico muito feliz em saber que poderemos vencer mais uma batalha na luta contra as drogas”, afirmou.
Foto: Acrisio Siqueira