Desencadeado pela desativação do “Megaupload”, famoso site de compartilhamento de conteúdos, grupo se manifesta em resposta; iniciada nos EUA, contra o FBI, responsável por tirar o site do ar, e agora se alastra por países como Brasil.
Na investida mais recente e preanunciada, o braço brasileiro do chamado Anonymous (anônimos em português), lançou ataques contra instituições financeiras no Brasil ao longo desta semana. Os bancos do Brasil, Itaú e Bradesco foram as primeiras vítimas dos hackers. Na quinta-feira (02/02) o alvo foi o HSBC. O grupo, formado por sete integrantes entre 20 e 35 anos, tem utilizado o Twitter (@AntiSecBrTeam) para anunciar os seus ataques, que devem seguir até hoje, sexta-feira (03/02).
Em vídeo publicado na internet, os brasileiros ativistas afirmaram que os ataques realizados aos sites de instituições bancárias foram planejados com alguns meses de antecedência e não possuem objetivo de roubar informações ou explorar outras falhas de segurança.
Toda a ação faz parte do movimento #OpWeeksPayment, que tem como meta alertar a população brasileira sobre as injustiças do País. De acordo com as informações veiculadas pelo grupo, o Anonymous foi formado no Brasil em 2011, após alguns ataques realizados com intuito de tentar acabar com a corrupção, a “podridão da política nacional” e com a desigualdade no país.
Recado: pelo Twitter, o grupo definido pelos integrantes como Anti-Security Brazilian Team deixa um recado paras as instituições fincanceiras que ainda não foram vítimas de seus ataques: “RECADO AOS GRANDES BANCOS: Não esquecemos de vocês n! Tem calma que é 1/dia e logo logo será a x de vocês =)”
Na lista de alvos do Anonymous constam ainda a Caixa Econômica Federal e o Santander entre os próximos atingidos. O Santander afirmou que “está ciente da ameaça de ataques de hackers e está monitorando os sistemas”. A Caixa preferiu não comentar os rumores.
Fonte:http://www.itweb.com.br