Faleceu na tarde desta terça-feira (31) o ex-governador de Sergipe Seixas Dória, aos 94 anos. Ele estava internado há 20 dias no Centro deTratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Aracaju.
Segundo informações do funcionário da residência da família, Seixas Dória estava internado, mas o estado de saúde se agravou e o ex-governador morreu por volta das 17h40.
O ex-governador estava debilitado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há cerca de um ano. Na última segunda-feira (30), ele foi submetido a cirurgia para colocação de sonda, mas não resistiu à intervenção e morreu.
Golpe Militar de 1964
Entre esses parlamentares estava João de Seixas Dória, na época governador do Estado de Sergipe. Nascido em Própria, Sergipe, iniciou seus estudos em Aracaju, depois estudou na Bahia e se formou em advocacia no Rio de Janeiro. Seixas Dória ocupou vários cargos na esfera pública, mas foi como membro e líder da UDN (União Democrática Nacional), além da sua ligação com o governo de Jânio Quadros, que após vários mandatos como deputado estadual e posteriormente federal, sendo até mesmo cogitado para vice-presidente nas eleições de 1960, que consolidou sua atuação política. Para entender o que se passou com Seixa Dória durante o golpe de 1964 é preciso conhecer o contexto político em que o Brasil se encontrava.
O corpo do ex-governador Seixas Dória está sendo velado no Palácio Olimpio Campos (Hoje Museu), desde as 23 horas da noite de ontem e o sepultamento se dará às 16 horas de desta quarta-feira (01/02) no Cemitério Colina da Saudade. O governador Marcelo Déda decretou luto oficial de sete dias em todo Estado. Serão prestadas ao Ex-governador todas as honras de estilo em seu funeral.
Por Andréa Lima