No mês em que se celebra a conscientização do autismo, o aplicativo de saúde sergipano DocHealth, disponibiliza uma jornada que, baseada em Inteligência Artificial (IA), ajuda a identificar indícios do transtorno do espectro autista em bebês, crianças, adolescentes e adultos. A jornada estará disponível no aplicativo durante o mês de abril.
De acordo com a responsável pela tecnologia, Gisele Gelschleiter, o aplicativo ajuda a identificar indícios, todavia é bom lembrar que apenas um profissional médico especializado possui todas as competências e habilidades para avaliação e emissão de parecer neste sentido. “O intuito da ferramenta é contribuir no movimento de procura de apoio especializado, propiciando diagnósticos e tratamentos precoces, o que ajuda a diminuir os impactos de médio e longo prazo na vida dessas pessoas”, explica.
Individualidade biológica
De acordo com a responsável pelo projeto, nenhum autista tem exatamente os mesmo comportamentos, por isso, todo o conjunto de incidências é chamado de espectro, pois comporta diversos comportamentos, sintomas e causas. Contudo, existem alguns traços que são comuns à maioria dos autistas, o que, por meio da tecnologia, pode ser agrupado e identificado com maior precisão.
Gisele Gelschleiter lembra que não são raros os casos de pessoas que chegaram à fase adulta, sem nunca terem um diagnóstico de autismo. Há casos de pessoas que só identificaram que têm traços do espectro autista com mais de 40 anos. “São pessoas que sofreram por anos, por não compreender sua dificuldade de interação social, falta de empatia, de compreender analogias, entre outros fatores. Descobrir que se é autista ajuda no autoconhecimento e também ajuda a rede de relacionamento do autista a compreender o porquê de determinados comportamentos”, completa.
DocHealth
O DocHealth é um dos projetos contemplados pelos editais da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE). A iniciativa foi contemplada no edital do Programa Centelha I, em 2019, e no Edital Tecnova II, em 2021. O aplicativo faz uso de tecnologia em inteligência artificial para simplificar o armazenamento de exames já realizados, centralizando-os e permitindo ao usuário pesquisar, visualizar, tratar e compartilhar tais documentos. Além disso, a ferramenta emite alertas de saúde, armazena carteira de vacinação, histórico médico familiar e de alergias do próprio usuário e de seus dependentes.
Para ter acesso ao DocHealth e participar da jornada baixe o app no Google Play através do link https://bit.ly/3mfVI9o e na App Store através do link https://apps.apple.com/br/app/dochealth/id1520468723.
Reprodução: www.imprensa1.com
Por: Maira Andrade /Coordenação
Superintendência de Comunicação do Estado
Núcleo do Desenvolvimento Econômico, Previdência e Turismo
(79) 991919579