Após 72 horas de ocupação os manifestantes Residencial Vila Nova, localizado no Santa Maria, por parte da Caixa Econômica Federal, que estavam no prédio da Prefeitura de Aracaju, Centro Administrativo Aloísio Campos, deixaram o local no final da tarde desta quarta-feira, 17. Foi fechado um acordo entre os representantes das 240 famílias e da gestão municipal.
O acordo de reintegração de posse do prédio da prefeitura foi firmado depois de inúmeras reuniões, com a presença de defensores públicos e membros da administração municipal.
Ficou assegurado, mediante a saída das famílias, que no prazo de 45 dias após a desocupação do Residencial Vila Nova, as pessoas que se enquadram nos critérios do programa de auxílio moradia e estão cadastrados no mesmo, passam a receber o benefício. A prefeitura se comprometeu fazer uma reavaliação social com aqueles que não se encaixam nos critérios de concessão do auxílio moradia, para reanalisar possíveis situações apontadas no parecer social de quem foi indeferido.
O defensor público Alfredo Nikolaus, acredita que o município vai cumprir com o acordado, mas disse que vai aguardar os próximos 30,45 e 60 dias para que as ações sejam efetivadas. O líder da ocupação e da Associação Novo Amanhecer, Antony Costa, afirmou que as famílias voltarão para o Residencial Vida Nova e vão aguardar o prazo que foi pedido para regularizar essa questão.
Fonte: Ascom PMA
Fotos: Danillo França, Felipe Goettenauer e Ana Lícia Menezes