“Amamentação: Um ganho para toda vida!”, é o tema da Semana Mundial da Amamentação deste ano. Durante o evento, que acontece de 1º a 8 de agosto, a Saúde de Aracaju estará realizando diversas atividades em Unidades de Saúde da Família (USF), com o objetivo de reforçar ainda mais os benefícios do aleitamento materno, tanto para a crianças quanto para as mães. No dia-a-dia, a secretaria já desenvolve diversas ações de incentivo à amamentação, através dos programas de Saúde da Criança e de Saúde da Mulher. Um dos exemplos é o Projeto Corujinha, onde auxiliares de enfermagem do município são inseridas em todas as maternidades públicas e particulares da cidade, fornecendo as primeiras orientações sobre como amamentar e a importância do aleitamento materno.
Outra iniciativa é a formação dos grupos de convivência de gestantes e puérperas. Através deles, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) lotadas em diversos bairros da capital sergipana promovem palestras e debates entre as participantes. Além disso, há o trabalho realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) que está vinculado a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, instituída pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é qualificar os profissionais da Atenção Básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável.
A coordenadora do Programa Saúde da Criança, Rita Bitencourt, afirma que o município quer reforçar ainda mais a importância do aleitamento materno, durante a Semana Mundial da Amamentação. “Teremos atividades voltadas ao tema em Unidades de Saúde dos bairros. O objetivo é reforçar que os benefícios do leite materno que é um alimento riquíssimo e nutritivo. Além disso, destacar que o hábito de amamentar também é benéfico para saúde das mulheres, pois reduz o risco de câncer de mama”, explica, informando ainda que algumas USF, como a Unidade Maria do Céu, já confirmaram palestras seguidas de café da manhã no dia 8 de agosto, com as gestantes usuárias do SUS.
Vitamina A no leite materno
Rita Bitencourt destaca que outro cuidado benéfico garantido pela Saúde de Aracaju às mães, em todas maternidades, é a aplicação da mega dose da vitamina A após o parto. “Garantimos o repasse de 100% das doses da vitamina A para as puérperas. O cuidado enriquece ainda mais o leite materno, pois uma vez que a mulher recebe a mega dose, a vitamina A entra no organismo e também é passada para a criança através do leite. Essa vitamina estimula o crescimento, a formação da pele e do cabelo do bebê”, explica.
A coordenadora do Programa Saúde da Criança acrescenta que por meio do Projeto Corujinha as auxiliares de enfermagem do município também fazem a entrega qualificada da Caderneta de Saúde da Criança. “É um documento rico não só de informações sobre o desenvolvimento do bebê, mas orientações importantes sobre amamentação, calendários de vacinas e outros cuidados essenciais para a que a criança tenha um desenvolvimento saudável”, explica.
Fonte: PMA
Foto:divulgação