Com as chuvas desta quinta e sexta-feira, 18 e 19, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), registrou um alto índice pluviométrico para a capital sergipana: 128 mm no acumulado das últimas 48h.
A predominância do tempo instável na cidade é consequência da chegada de uma frente fria, devido à zona de baixa pressão vinda do Oceano Atlântico. Desde a emissão do alerta dessa mudança climática, na quarta-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju reforçou equipes em atenção e atendimento às ocorrências registradas em virtude do mau tempo.
No decorrer desta sexta-feira, a Defesa Civil de Aracaju atendeu a 12 ocorrências em toda a cidade, sendo 8 delas por alagamento, 3 para avaliação de risco estrutural e 1 para deslizamento de terra. Além disso, o Órgão também realizou o monitoramento de áreas de alagamento em 12 localidades distintas da capital.
De acordo com o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, todo esse trabalho está sendo feito, principalmente, em áreas propícias a alagamento ou deslizamento de terra, em virtude da precipitação superior a 100 mm em poucas horas.
“Somente nas últimas 48h, foram registrados 128 mm de chuva na cidade, 107 mm apenas nas últimas 24h com combinação de maré alta. Mesmo com esse alto índice, a cidade tem respondido bem ao intenso volume de água, com registro de algumas ocorrências, mas nenhuma delas de alta gravidade, apenas uma interdição no bairro Cidade Nova, por questão estrutural do imóvel. Para o fim de semana, há previsão de permanência das chuvas, mas em volumes menores, com possibilidade de ser emitido um novo alerta na segunda-feira, em relação à previsão de chuvas semelhante a que tivemos nessas últimas 48h”, explicou.
Por: Agência de Notícias de Aracaju