A capital sergipana receberá, pela primeira vez, o Ironman 70.3 Itaú BBA, maior prova de triatlo da América Latina, em 24 de novembro. A competição inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Para garantir a realização segura do evento, a Prefeitura de Aracaju elaborou uma complexa operação de trânsito, com mudanças significativas em diversas vias da cidade.
A prova começará às 5h30 com a etapa de natação, no antigo atracadouro de balsas, no bairro Mosqueiro. O percurso de ciclismo seguirá pelas avenidas Inácio Barbosa, Santos Dumont, Beira Mar e Tancredo Neves, encerrando na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Durante essa etapa, a rodovia SE-100 será bloqueada e monitorada por equipes de segurança pública, como o BPRv e CPTran.
Na avenida Santos Dumont, sentido praias/Centro, haverá bloqueios desde o antigo Hotel Parque dos Coqueiros até o Farol da Coroa do Meio. O sentido oposto será parcialmente fechado. O trânsito contará com pontos de controle em locais estratégicos, como nos Arcos da Orla e na rotatória do Terminal da Atalaia, para garantir segurança e minimizar transtornos.
O trajeto de ciclismo seguirá até o Huse, com retorno pela avenida Tancredo Neves até a Beira Mar. Os cruzamentos em pontos-chave, incluindo as avenidas Beira Mar e Tancredo Neves, ficarão fechados temporariamente.
Na etapa de corrida, realizada na avenida Santos Dumont, entre o Farol da Coroa do Meio e o retorno do Hotel do SESC, o trânsito será em meia pista. A competição termina na Praça de Eventos da Orla, com previsão de encerramento às 13h, e os bloqueios serão liberados gradualmente.
A SMTT recomenda que motoristas planejem seus trajetos para evitar áreas bloqueadas. O superintendente de Transportes, tenente-coronel Silvio Prado, destacou a importância da coordenação entre os órgãos municipais e estaduais para assegurar o sucesso e a segurança do evento.
Foto: Ascom/SMTT
Por: Imprensa1