Aracaju será a capital nordestina dos alcoólicos anônimos. Nos dias 11 e 12 de novembro a cidade sediará o XXIX Seminário das Áreas da Região Nordeste de Alcoólicos Anônimos, com o tema: ‘A Conferência faz seu inventário’. O evento será realizado no Ginásio de Esportes do Conjunto Augusto Franco. Abertura oficial será no dia 11, sábado, às 8h, com o desfile das bandeiras.
Na quinta-feira, dia 9, acontecerá uma reunião de Informação ao Público, às 20h, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, na Rua Itabaianinha, nº 41, Centro. Ao contrário do seminário, que é destinado apenas aos membros da Irmandade, essa reunião é aberta para todos e tem por objetivo esclarecer à população que o alcoolismo é uma doença incurável, progressiva e que leva a morte, mas que pode ser detida segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o coordenador estadual do evento, Luiz C, para o Seminário Nordeste de Alcoólicos Anônimos, além da presidente da Junta Nacional de Alcoólicos Anônimos (Junaab), a psicóloga Jaira Admazick, são esperados mais de 5 mil “companheiros” das capitais nordestinas.
“No sábado e domingo vamos abordar temas do nosso dia a dia para levar de forma melhor a mensagem de Alcoólicos Anônimos para as pessoas que ainda sofrem no lamaçal do alcoolismo”, destaca o coordenador.
Luiz enfatiza que “infelizmente poucas pessoas sabem, mas o alcoolismo é uma dependência química como as outras, só que por ser uma droga lícita, ou seja, liberada, vendida livremente em estabelecimentos comerciais, a sociedade não a reconhece como doença. E de acordo com a OMS, dez por cento da população que consomem bebida alcoólica, não se controlam após ingerir o primeiro gole”.
Alcoólicos Anônimos
É uma Irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Em A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes graças às nossas próprias contribuições.