Nesta terça-feira, 15 de outubro, o Arquivo Público de Sergipe (Apes) celebra 101 anos de existência. A instituição guarda e preserva documentos produzidos pelo poder executivo ao longo da sua história, como correspondências oficiais, leis, decretos, documentos da burocracia estadual, mapas, fotografias, jornais, entre outros. Além disso, ele garante a visibilidade destes conteúdos produzido.
Criado no Governo de Maurício Graccho Cardoso, em 1923, o Arquivo Público do Estado, voltou à condição de Seção da Biblioteca Pública, mantendo-se nesta situação até 1945.
Atualmente, o Arquivo Público de Sergipe funciona no prédio do ‘Palácio Carvalho Neto’. Ele foi construído em 1936, e está localizado em frente a Praça Fausto Cardoso região central da capital sergipana. Na instituição estão abrigadas pesquisas, entre monografias, dissertação de mestrado, teses de doutorado entre outros.
Documentos do Acervo
Entre os documentos do Arquivo Público estão uma escritura de compra e venda de uma propriedade rural de 1673, além da coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho digitalizada na íntegra; do jurista Gumercindo Bessa; de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epifânio Dória, entre outros. Consta ainda no acervo do APES edições do Diário Oficial do Estado de forma imprensa e também digitalizada.
Programação
Para celebrar os seus 101 anos de existência, o Arquivo Público contará com uma programação especial de aniversário. Serão realizadas palestras, lançamento de nova plataforma de pesquisa, apresentações culturais, entre outras.
Reprodução: Portal Imprensa1
Foto de Capa: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese
Por Junior Matos /Ascom ALESE