Na tarde desta quinta-feira, dia 24, o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Sergipe (SINDMUSI) realiza a 1ª Caminhada da Cultura Sergipana.
Os músicos sergipanos vão às ruas lutar pela valorização profissional e para denunciar que cinco grandes produtoras musicais definem as atrações de shows e festas no interior do Estado de Sergipe. De acordo com o SINDMUSI, apenas bandas de fora do Estado são contratadas e, esta é uma realidade consolidada em Sergipe nos últimos oito anos.
A concentração será na Pça da Bandeira a partir das 15h. O presidente do SINDMUSI, Tonico Saraiva, informa que já foi confirmada a presença de caravanas culturais dos municípios de Propriá, Barra dos Coqueiros e Itaporanga D’Ajuda.
Os profissionais da música de Sergipe, diretamente afetados por esta realidade, quando conseguem tocar em eventos musicais no interior do Estado de Sergipe esperam às vezes mais de um ano para receber o cachê, conforme denuncia o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Sergipe (SINDMUSI), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE).
Exemplo disso é a Festa do Vaqueiro de Porto da Folha do ano passado que ainda não pagou ninguém, assim como o São João de Estância deste ano que ainda não pagou todos os artistas contratados. Exemplo disso foi o São João de Estância que ainda não pagou alguns dos artistas sergipanos e o município de Porto da Folha que ainda deve a Festa do Vaqueiro do ano passado.
Outro caso emblemático que o presidente do SINDSMUSI, Tonico Saraiva, cita é o Pré-Caju. “Músico sergipano só toca no Pré-Caju de graça. E nas outras festas sempre quem diz o preço do cachê é quem contrata. O músico sergipano nunca tem direito de cobrar o seu cachê, ele tem que aceitar o que querem lhe pagar”, lamenta.
Mas com a reestruturação dos sindicatos, os músicos sindicalizados já mostraram que não vão mais aceitar passivamente esta situação. “Exigimos mais respeito ao profissional da música. Temos direitos que precisam ser respeitados. Músicos não podem ser trabalhadores sem direitos, punidos por seu talento”, criticou Tonico Saraiva.
Reprodução : Imprensa1.com.br
Foto ilustrativas : http://apatotadopitaco.blogspot.com.br/2013 e Ascom do evento
Por: Iracema Corso/Jornalista