• +55 79 9 9192 2911
  • Contato
  • Política de privacidade
segunda-feira, 7 julho, 2025
  • Login
Portal Imprensa 1
  • Home
  • Sergipe
  • Política
  • Últimas Notícias
  • Imprensa 1
  • Contato
  • +55 79 9 9192-2911
No Result
View All Result
Portal Imprensa 1
No Result
View All Result
  • +55 79 9 9192 2911
  • Contato
  • Política de privacidade

As finanças públicas de Sergipe estão razoavelmente equilibradas, mas falta gestão

by REDAÇÃO - Imprensa1
5 de setembro de 2018 - 17:40
in Imprensa 1
Reading Time: 7 mins read
A A
0

A QUESTÃO COMPROMETEDORA É A PÉSSIMA GESTÃO PÚBLICA 

“Nos últimos seis anos o Estado de Sergipe tem sido administrado de forma equivocada. A responsabilidade é de governantes que não têm o menor compromisso com a sociedade. Administram muito mal as finanças públicas, pagam mal, gastam mal e seletivamente aos “ungidos”, o dinheiro arrecadado dos impostos e pagos pelos contribuintes”. Essa incisiva e credenciada declaração é da Auditora Técnica de Tributos (ATT), com formação acadêmica em engenharia civil, Anadja Indayá Andrade, atual dirigente do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (SINDAT).

A VERDADE SOBRE AS FINANÇAS PÚBLICAS DO ESTADO

O Brasil vive épocas de turbulências política, administrativa e econômica, Estados federados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são os campeões em desmandos, desvio do dinheiro público – sonegação, corrupção, desonerações fiscais (incentivos) e, patrocinado por péssima e irresponsável gestão da administração pública. Mas Sergipe felizmente não está no pior dos mundos, como propalou muito mal assessorado, o ex-governador Jackson Barreto. Chegou a dizer de modo bombástico na mídia, que o Fundo de Participação dos Estados (FPE/SE) em 2016, decresceu trezentos por centos (300%).

Afirmação falsa. Pelo contrário. Em 2016/2015 o FPE/SE cresceu 12,62%, o equivalente a R$320 milhões a mais. (STN/MF). Os relatórios financeiros e estudos na área de Finanças Públicas, elaborados por entidades credenciadas e oficiais (STN/MP, SEFAZ, CONFAZ/MF, IPEA/MPLAN), demonstram que o decantado caos financeiro não existe. Vamos demonstrar, diz Célia Resende Lessa, também dirigente do Sindat.

Vejam-se as despesas com pessoal ativo e inativo em 2016 e 2017. Considerando-se as receitas correntes líquidas (RCL) e o pagamento da folha em 2017, houve um saldo de R$ 3.604.525.160,63. E não se está falando do total da receita geral que foi de oito bilhões de reais.

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA (RCL)/ DESPESA COM PESSOAL* (DP)

A historieta falaciosa sobre o grande déficit previdenciário, não condiz com a ciência das Finanças Públicas posto como tal e alardeado o tal déficit. Nessa matéria diz o IPEA/ MP, no atual regime de previdência os ingressos e os gastos não têm repercussão. Se anulam. E o Ipesprevidencia tem mais de trezentos milhões investidos. O que é correto. E mais. Não são pagos os inativos de hoje, com a arrecadação de hoje. Qualquer imberbe estudante de economia sabe disso.

E sobre a folha de pagamento retorna a esse palco acadêmico e especializado, refletindo a dirigente Anadja Indayá Andrade. Se a despesa com pessoal – ativos e inativos está em torno de 47% das RCL – Receitas Correntes Líquidas, sobram dessa fonte de receita 53%, para pagar as despesas. Até reconheço que o atual secretário da Fazenda Pública Ademario Alves, não tem feito grandes alardes e nem divulgado inveridicamente o Estado caótico das contas públicas.

Óbvio que não temos o rei Midas. Nenhum Estado tem. Temos dificuldades. Mas Sergipe não está alinhado com Rio de Janeiro (campeão imbatível em corrupção), Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Nem com RN também com muitos processos de desvio de dinheiro público. O que se conclui diz a dirigente (Sindat) e Auditora Técnica de Tributos Célia Lessa, que não é o pagamento da folha de pessoal do Estado, ativos e aposentados o problema nas Finanças Públicas como está demonstrado acima. Repetimos. A questão é de gestão pública com prováveis provisionamentos (reservas) para outras despesas e quitar acordos setoriais.

ICMS E FPE

Somente considerando-se as duas principais receitas, a do ICMS e FPE, Fundo de Participação dos Estados, nos últimos anos elas tem evoluído. Quando uma diminuiu um pouco, a outra cresceu e compensou. O ICMS entre 2014 e 2017 evoluiu de 2,6 para 3,05 bilhões de reais. Entre 2017/2016 o crescimento foi de 7,51%. Sergipe está entre os três Estados do nordeste que mais tem aumentado sua arrecadação. O FPE tem igualmente nos últimos exercícios fiscais tido crescimento. Em 2017/2016 houve um decréscimo de 3,6% o que corresponde a aproximadamente 1,5% do total da receita e foi compensado pelo crescimento do ICMS.

E entre janeiro a julho desse ano (2018) essas transferências constitucionais (FPE) cresceram em torno de 10%. Sergipe e Rio Grande do Norte (campeão em processos de corrupção do região), são os dois únicos Estados do nordeste brasileiro a atrasar o pagamento da folha de pessoal. Os gestores públicos deviam sentir pejo e vergonha.

DÍVIDA ATIVA E MAIORES DEVEDORES

A Dívida Ativa de Sergipe está em mais de 8,1 bilhões de reais. Somente entre os maiores devedores inscritos e com títulos executivos contra si, estão a Itaguassu Agro Industrial, Energisa, Petrobras, Agro Industrial Grande Vale, Ambev e muitos outros. Os cem maiores devedores devem 4 bilhões de reais. Alguns estão em processo de negociação com o Estado. E não venham alguns poucos “iluminados” dizerem que uma boa parte são de títulos “podres”. Que não têm como cobrar. Inverdade. Todavia é necessário não permitir prescrições na via administrativa (Sefaz e Procuradoria) e judicial. Alguns não têm efetivamente patrimônio. Mas outras empresas se diluíram, mas os ex-sócios passeiam tranquilamente em Paris. Conclui Celia Lessa.

ALGUMAS AÇÕES DO SINDAT

O SINDAT foi instituído em 1996 com a função de proteger a receita pública e a Fazenda Pública, como consequência da promoção dos Auditores Técnico de Tributos. Também tem observado alguns desvios do bom uso do dinheiro público, como promotores da receita pública – os tributos pagos pela sociedade. Assim promoveu ou suscitou algumas ações judiciais. Como por exemplo.

OAB / SE – INGRESSOU COM ADI 001/2001 (processo 2001100937) TJ / SE. Objeto: coibir o acesso a cargo público sem o constitucional concurso público. (Extinto o processo porque surgiu a LC 067). OAB / SE – Sindat requereu ao Conselho OAB/SE, ingressar com ação judicial para afastar conselheiro do TC (operação Navalha). Aprovado pelo Conselho da OAB/SE.

SINDAT – INGRESSOU COM ADI 0001/2006 TJ / SE, contra dispositivos da LC 67/2000, que dava acesso a novo cargo sem o constitucional concurso público. Ação julgada procedente pela unanimidade do TJ/SE e confirmada pelo STF.

SINDAT – INGRESSOU COM AÇÃO POPULAR que afastou ex-secretário da Fazenda. SINDAT – INGRESSOU COM AÇÃO POPULAR que afastou ex-conselheiro do Tribunal de Contas. (Operação Navalha) SINDAT – INGRESSOU COM AÇÃO JUDICIAL para obrigar ao Estado divulgar os nomes dos devedores inscritos na Dívida Ativa, como autoriza o CTN. Julgada procedente.

SINDAT (2018) ingressou na 3ª Vara Cível, com ação judicial para pagamento da remuneração dos associados no mês, e exibir contas públicas. Julgada procedente. (Decisão suspensa) SINDAT (2017/2018) ingressou no TJ/SE com Mandado de Segurança Coletivo, para pagamento da remuneração dos associados no mês, e exibir contas públicas, incluive extratos bancários da “CONTA ÚNICA DO ESTADO”. Julgada procedente pela unanimidade dos desembargadores. (De cisão suspensa por decisão provisória da presidente do STF, não incluída a exibição dos extratos bancários).

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS

Os constituintes brasileiros incrustaram na Constituição Federal (CF), o art. 37, X determinando que anualmente os salários dos servidores públicos sejam corrigidos nos Três Poderes. O STF já decidiu que essa reposição não é reajuste, mas a manutenção do poder aquisitivo do servidor. Tantos os constituintes como o STF, entenderam que tal obrigação é imperiosa, para manter a máquina estatal funcionando bem.

São os servidores públicos, como o próprio nome diz que prestam os serviços públicos à sociedade. Do menos graduado servidor ao mais elevado cargo, compõem o Estado brasileiro. Desde o fisco que arrecada os tributos para nutrir os Três Poderes, servidores administrativos, polícia, legislativo, judiciário, forças armadas, até o presidente da República, devem estar renumerados como quer o dispositivo constitucional citado e de acordo com a natureza e complexidade do cargo. O dirigente do Sindat José Fernando Lima diz existir uma campanha via mídia nacional, para desqualificar o servidor público de todos os níveis.

Alguns segmentos da sociedade querem um Estado fraco para eles, os “Donos do Poder”, de que fala o jurista Raymundo Faoro. Pagamos os juros, entre os mais altos do mundo, carga tributária suave para os muito ricos, etc. E o desenvolvimento do país fica sob a vontade desses segmentos. Até 2014 os governantes de Sergipe cumpriam a CF e repuseram as perdas inflacionárias. A última revisão ocorreu em 2014, no percentual de 6%. Comprometem o bom funcionamento da máquina pública e gastam, geralmente mal, com outros setores.

DESORGANIZAÇÃO DA FAZENDA PÚBLICA DE SERGIPE

A trinta e um anos não existe concurso público para o cargo de Auditor Técnico de Tributos, cargo de escolaridade superior. O SINDAT encaminhou propostas ao secretário atual com medidas para incrementar a arrecadação, via a boa e técnica gestão pública. O governo do Estado decidiu realizar concurso público para as trinta e uma vagas existentes do cargo de Auditor Técnico de Tributos. O secretário propôs e o governador aprovou o referido constitucional e democrático concurso público. As ordens já foram oficialmente expedidas, mas existem pressões políticas para postergar-se a publicação do edital.

Lembra a auditora e dirigente do Sindat Anadja Indayá Andrade que o Tribunal de Justiça de Sergipe, por unanimidade, abomina a “burla ao concurso público”, em ação confirmada pelo STF, cuja relatora foi a ministra Rosa Weber. (ADI 0001/2016) Em consequência, no apagar das luzes de dezembro de 2016, o governo encaminhou e a Assembleia Legislativa aprovou duas leis com dispositivos inconstitucionais, desrespeitando decisões do TJ/Se e STF, numa nova engenharia legislativa que fere a Carta Magna. Até concurso interno em confronto à Constituição, já houve na Secretaria da Fazenda de Sergipe, muito estranho.

A convivência com os “trens da alegria”, desrespeita a democracia e a sociedade. Anadja Indayá lembra que diversos membros do fisco que ingressaram em cargos de nível médio (agente Fazendário/ Fiscal de Tributos I), são pessoas capazes e muitos fizeram concurso público para cargos de auditor técnico de tributos, juíz estadual e federal, promotor de justiça, auditor da receita federal, procurador do estado, e vários lograram êxito.

Desse modo, podem fazer o próximo concurso para Auditor Técnico de Tributos, já anunciado. Há necessidade do concurso é urgente pois no fisco sergipano mais de setenta por cento, completará o tempo para aposentadoria em três anos. A SEFAZ estimula e subsidia os membros do Fisco que desejam cursar universidade particular, com cinquenta por cento dos custos. E é preciso oxigenar a máquina, unindo a experiência com novas energias.

É necessário que as lideranças entendam que todos os cargos da Fazenda Pública, são dignos, necessários e importantes. Mas o acesso precisa ser sim submetido aos ditames democráticos e constitucionais. Todos são iguais perante a lei, conclui a dirigente do Sindat.

NOVO GOVERNO

O Sindat como faz em todas as eleições para o cargo majoritário de governador, solicita encontro com cada candidato e apresenta sugestões para combater a sonegação e promover a receita pública. Já encaminhou ofícios a todos, e já completando a agenda diz Célia Resende Lessa. Nós como membros do Fisco estamos credenciados a tratar e discutir sobre Finanças Públicas. O nosso paradigma é contribuir para desenvolver Sergipe. E a questão é de gestão pública.

Reprodução: www.imprensa1.com

Fonte:Paula Coutinho/ Ascom do Sindat SE

Previous Post

SMTT divulga esquema de trânsito para desfile cívico na Barão de Maruim

Next Post

Homem que participou do crime do capitão Oliveira morre em confronto com o COPE

Related Posts

Secretarias e órgãos estaduais têm horário de funcionamento alterado no feriado do dia 08 de Julho
Imprensa 1

Secretarias e órgãos estaduais têm horário de funcionamento alterado no feriado do dia 08 de Julho

6 de julho de 2025 - 12:31
Piloto morre após queda de aeronave agrícola no interior de Sergipe
Imprensa 1

Piloto morre após queda de aeronave agrícola no interior de Sergipe

4 de julho de 2025 - 16:52 - Updated on 6 de julho de 2025 - 11:58
MP/SE decreta intervenção de 180 dias em Canindé de São Francisco
Imprensa 1

Justiça determina substituição de contratos temporários por concursados na Saúde de Sergipe

4 de julho de 2025 - 12:35
Next Post
Homem que participou do crime do capitão  Oliveira morre em confronto com o COPE

Homem que participou do crime do capitão Oliveira morre em confronto com o COPE

Please login to join discussion
No Result
View All Result
Rogério Carvalho é eleito presidente estadual do PT em Sergipe

Rogério Carvalho é eleito presidente estadual do PT em Sergipe

7 de julho de 2025 - 17:09
Homem é preso suspeito por agredir pais idosos em Moita Bonita

Homem é preso suspeito por agredir pais idosos em Moita Bonita

7 de julho de 2025 - 16:30
Feriado estadual: Serviços da Câmara de Aracaju são interrompidos e retornam na quarta-feira, 9

Feriado estadual: Serviços da Câmara de Aracaju são interrompidos e retornam na quarta-feira, 9

7 de julho de 2025 - 15:46
PM fecha rinha de galos e autua dois homens na Barra dos Coqueiros

PM fecha rinha de galos e autua dois homens na Barra dos Coqueiros

7 de julho de 2025 - 10:30
Aracaju recebe a 26ª edição da Copa Brasil de Kart com pilotos de todo o país

Aracaju recebe a 26ª edição da Copa Brasil de Kart com pilotos de todo o país

7 de julho de 2025 - 09:35
Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriado de 8 de dezembro

Serviços municipais de Aracaju terão funcionamento alterado durante feriado de Emancipação Política de Sergipe

7 de julho de 2025 - 08:02
No Result
View All Result
  • Contato
  • Home 1
  • Política de privacidade
  • Últimas Notícias
© 2025 imprensa 1 - Portal de Notícias Sergipe

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Contato
  • Home 1
  • Política de privacidade
  • Últimas Notícias

© 2025 imprensa 1 - Portal de Notícias Sergipe