A Assembleia Legislativa de Sergipe será palco de um grande debate sobre o acirramento da violência, durante a audiência pública “A violência na sociedade e seus reflexos no cotidiano da escola”. A atividade, promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Alese, presidida pela deputada estadual Ana Lúcia (PT) acontece no dia 11 de março, às 14h30 no Plenário da Alese e será a primeira audiência pública transmitida ao vivo pela TV Alese.
Ana Lúcia explica que a proposta é debater com profundidade o acirramento da violência no ambiente escolar, levando em consideração o contexto social e suas verdadeiras causas, além do papel da escola e do poder público para seu enfrentamento.
Para provocar e aprofundar o debate, será ministrada palestra sobre o tema com os professores doutores e pesquisadores da área de criminologia Andrea Depierri e Riccardo Cappi. Também irão compor a mesa o Secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e a presidenta do Sintese, Ângela Melo.
Para a deputada Ana Lúcia, é preciso buscar conjuntamente soluções que estejam além do imediato, mas que se consolidem a longo prazo. “Precisamos construir um modelo de segurança numa perspectiva libertadora, por meio de políticas de segurança mais humanizadas e que sejam transversais, perpassando a educação e a cultura”, destacou a parlamentar.
Sobre os palestrante
Andrea Depierri é Bacharel em Direito pela USP, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe e doutoranda em Criminologia pela University of Ottawa (PHD). Atua como pesquisadora junto à Chaire de Recherche du Canada en Traditions Juridiques et Rationalité Pénale e é professora do Departamento de Direito da UFS, onde pesquisa criminologia, direito criminal e direitos humanos.
Riccardo Cappi é graduado em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e pela Universidade de Montreal, no Canadá, Mestre e Doutor também pela Escola de Criminologia da Universidade de Louvain. Atualmente é professor titular dos cursos de direito da Universidade Estadual de Feira de Santana e da Universidade do Estado da Bahia, e professor colaborador do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Universidade Federal da Bahia.
Foto ilustrativa : Imprensa1
Fonte: Ascom parlamentar