O Tribunal de Contas do Estado voltará a debater o cenário da Oncologia em Sergipe nesta quarta-feira, 5, às 10h30min, na segunda audiência pública envolvendo secretários de Saúde do Estado e da capital, dirigentes do hospitais de Urgência (Huse) e Cirurgia, além dos conselheiros do TCE e membros do Ministério Público de Contas.
Desta vez estão na pauta aspectos como os trabalhos desenvolvidos na área de prevenção ao câncer e a regulação médica na oncologia, bem como a situação dos atendimentos clínicos, acúmulo de funções e quadro médico no setor.
A ação foi idealizada e proposta no Pleno pela conselheira Susana Azevedo, diante dos constantes casos de pacientes com câncer que têm seus tratamentos interrompidos e muitas vezes vêm a óbito por falta de estrutura na rede pública de saúde.
No primeiro encontro, ocorrido no dia 24/05, as secretarias de Saúde do Estado e de Aracaju assumiram o compromisso de não atrasar o repasse de dinheiro para o setor de Oncologia do Hospital de Cirurgia, que por sua vez garantiu não mais desviar para outras finalidades os recursos recebidos.
Na oportunidade, o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa chegou a sugerir que os envolvidos assinassem um Termo de Ajustamento de Gestão, reafirmando os compromissos ali assumidos.
“Não vamos admitir mais paralisação da prestação de serviço de oncologia, por isso vamos fazer um TAG para colocar tudo o que foi afirmado no papel. Esperamos que essas questões ligadas às pessoas que sofrem de câncer sejam resolvidas”, afirmou.
Foram convidados ainda para esta segunda audiência representantes dos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF).
Fonte: TCE/SE