O tradicional bloco de rua “Bloco Saudoso Tuca” movimenta as redes sociais com foliões ansiosos pela troca do abadá e para saber qual banda arrastará o trio pelas ruas do bairro Siqueira Campos neste ano. Seguindo a tradição há cerca de 12 anos, o vereador Anderson de Tuca (PDT) promove todos os anos o bloco com a premissa da diversão com solidariedade.
Para aqueles que se perguntam como é possível conciliar o carnaval com a solidariedade, o vereador responde “nós queremos sempre deixar a tradição enraizada em Aracaju, principalmente no nosso querido Aribé [Siqueira Campos], onde cresci e continuo fazendo parte. O nosso bloco é 100% gratuito, não tem corda, e para você adquirir o abadá basta trocar 2kg de alimento pela camisa. Nós realizamos a troca sempre no sábado antes do bloco, iniciamos pela manhã logo cedo, para, quem queira customizar, ter tempo hábil”.
Anderson complementa explicando a importância dessa arrecadação. “Desde 2023 nós pedimos que seja 1kg de arroz e 1kg de feijão, nisso nós mesmos complementamos para fazer cestas básicas e distribuir a quem precisa. Além disso, o movimento do comércio no Siqueira aumenta consideravelmente nesta época. Durante as trocas, pela compra dos alimentos e no dia do bloco, com a venda de bebidas e lanches”.
Desde a última edição, o Bloco Saudoso Tuca tem seu próprio perfil no Instagram, no qual publica todas as informações para que os foliões fiquem a par de cada passo à medida que vai chegando o dia do Bloco. Desde 2017, através da lei N° 4.920, de autoria do vereador Anderson de Tuca, o Bloco está no calendário oficial de Aracaju, acontecendo no domingo que antecede o carnaval.
Por: Letícia Mendonça/Ascom