Chegou ao fim, agora há pouco, o resgate das quatro vítimas do desabamento do prédio residencial em construção no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju. Depois de mais de 35 horas, a equipe de salvamento do Corpo dos Bombeiros conseguiu resgatar a família com vida.
A primeira a ser retirada dos escombros foi Ane Garibalde, de oito anos. Em seguida, o pai, Josevaldo da Silva, um dos ajudantes de pedreiro que trabalhava na obra.
A terceira vítima foi o bebê de 11 meses, identificado como Ítalo Miguel e que teve que receber atendimento mais urgente, inclusive massagem cardíaca feita por médicos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mãe, identificada como Wanice de Jesus, 31 anos, foi a última a ser retirada dos escombros e todos já foram encaminhados para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
Segundo informações preliminares, Ítalo ficou separado dos pais no único cômodo que resistiu ao desabamento. De acordo com os Bombeiros, as vítimas estavam no mesmo ambiente, mas devido aos escombros, não tinham contato físico com os outros, o que pode ter trazido complicações respiratórias para a criança.
O cômodo que resistiu ao impacto estava cheio de caixas de lajotas, o que pode ter contribuído para amortecer o desabamento. Somente no final da noite de ontem, 19, os bombeiros conseguiram abrir uma fenda e enviar oxigênio e água para as vítimas.
Na manhã deste domingo, dia 20, por volta das 8h30, a equipe de salvamento conseguiu enviar soro para quatro pessoas soterradas, o que trouxe um pouco mais de tranquilidade para as vítimas, tendo em vista que todos estavam já estavam desidratados.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Huse, Ítalo Miguel, de 11 meses, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Regnaldo Dória, acompanhou de perto o salvamento e, emocionado, agradeceu o empenho de toda a tropa.
“Esse é o sentimento de dever cumprido. Não tem palavras quando fazemos salvamento. Foi um trabalho árduo, difícil e cansativo, mas gratificante. Parabenizo todos os meus comandados que não mediram esforços para que essa operação tivesse sucesso”, disse.
Por Bruno Almeida
Fotos: Marcos Couto/ Imprensa1.com.br