O Brasil é o maior mercado de crack do mundo e representa 20% do consumo global da cocaína. É o que aponta o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), divulgado pela Universidade Federal de São Paulo nesta quarta-feira (5). Só no último ano, 2,8 milhões de pessoas usaram cocaína e crack no país.
A pesquisa revelou que no último ano, um em cada 100 adultos fumou crack, o que representa um milhão de pessoas. Obter a substância foi considerado fácil por 78% dos consumidores da droga, sendo que 10% destes afirmaram vender algumas partes da droga que possuem.
A pesquisa, feita com 4.607 pessoas de 149 municípios brasileiros, aponta ainda que o primeiro uso de cocaína ocorreu antes dos 18 anos para quase metade (45%) dos usuários que consumiram ou ainda consomem a droga.
No total, 48% desenvolveram dependência química, sendo que 27% relataram usar a droga todos os dias ou mais de duas vezes por semana. Cerca de 4% da população adulta, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida.
Já entre os adolescentes, 442 mil, que representa 3% da população jovem, também já tiveram experiência com a droga.
Imagem : Bandnews
Por: Ingrid Tavares/ UOL, em São Paulo